TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n28.62687.p102-117Palavras-chave:
juventude, políticas educacionais, trajetória escolar, ciências sociaisResumo
Este relato de pesquisa se baseia em textos produzidos por estudantes da licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca de suas trajetórias escolares. A pesquisa foi feita no âmbito da disciplina “Educação e Sociedade no Brasil” em parceria com projetos de monitoria. Fragmentos desses textos foram selecionados, destacando experiências positivas e negativas, expectativas, dificuldades e estratégias significativas da/na vida estudantil. Privilegiamos especialmente relatos sobre racismo, questões de gênero e a importância de políticas públicas educacionais, tais como cotas de ação afirmativa, bolsas de estudo e auxílios estudantis. Entretanto, é importante enfatizar que não se tratou de identificar um perfil estudantil. Algumas experiências mostraram-se mais comuns, outras mais pontuais. Ao reuni-las neste relato, nosso objetivo foi conhecer um pouco melhor a trajetória desses/dessas estudantes, buscando reconhecer potenciais que podem ser mais bem explorados e fragilidades que devem ser mais bem cuidadas por parte do corpo docente e da UFPB de maneira mais geral.
Downloads
Métricas
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aína Azevedo Guimarães, Joery, Mariana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).