As relações públicas e a ferramenta narrativa no capitalismo de plataformas:

estudo sobre ideologia e o discurso de responsabilidade social

Autores

Palavras-chave:

Plataformas digitais, Mundo do trabalho, Subsunção do trabalho, Ideologia, Relações Públicas

Resumo

O estudo analisa as Relações Públicas no capitalismo de plataformas, considerando-as inerentes à função de intermédio de interesses opostos. Hipoteticamente a lógica do capital gera inevitável antagonismo de interesse entre classes, cabendo ao RP cumprir um papel ideológico na comunicação entre organizações e trabalhadores, resultando em sofrimento subjetivo. Este processo é mediado por plataformas digitais, que influem tanto nas cobranças públicas quanto na comunicação. Considerando as crises climática e econômica em escala global, a pauta da responsabilidade social toma destaque nas mídias plataformizadas, potencializando a demanda de narrativas acerca do tópico. A presente revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de compreender a mediação digital na percepção de responsabilidade social, suas possibilidades, e os impactos subjetivos nos profissionais, destacando a importância de uma abordagem crítica da área.

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Referências

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

FELIPE MATSUOKA ORTEGA DE ARAÚJO; RORATO LONDERO, R. As relações públicas e a ferramenta narrativa no capitalismo de plataformas: : estudo sobre ideologia e o discurso de responsabilidade social . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/70951. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicação organizacional, narrativas e estudos críticos