LITERATURA INFANTIL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Morgana Kich
  • Athany Gutierres
Palavras-chave: Educação, literatura infantil, emancipação

Resumo

A literatura é uma arte potencializadora da imaginação, criatividade e do conhecimento humano. As obras literárias de valor têm um amplo referencial polissêmico a oferecer ao leitor; nessa direção, o professor-mediador deveria atuar de modo a evidenciar essas possibilidades do texto, que podem ser concretizadas por quem o lê. O presente estudo, originário de pesquisas realizadas no PPGEd/UCS, analisa Maria Mole, de André Neves, obra de literatura infantil pertencente ao acervo do PNBE/2008, a partir de pressupostos de Gadamer (1997), Hausser (1973) e Jauss (1994). Trata-se de uma amostragem de texto artístico que representa a vida humana e possibilita a experiência pela leitura da palavra e da visualidade.
Publicado
2012-02-28
Como Citar
Ramos, F. B., Kich, M., & Gutierres, A. (2012). LITERATURA INFANTIL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 8(2), 155-164. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10718
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)