A tradução pela pedra ou a metapoética do traduzir em João Cabral de Melo Neto
Palavras-chave:
Tradução literária, João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedraResumo
Este artigo analisa duas traduções para o inglês do poema A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto, realizada pelos tradutores Richard Zenith (MELO NETO, 2005) e Elide Valarine Oliver (OLIVER, 2001). Objetivamos identificar os procedimentos, recursos e estratégias tradutórias específicas envolvidas nas traduções em estudo em termos da metapoética do traduzir, além de investigar algumas das possíveis implicações culturais e ideológicas envolvidas no fazer tradutório do poema A educação pela pedra e da recepção de suas traduções em cultura e língua outras, no caso anglo-americanas. Este trabalho se inscreve dentro do campo interdisciplinar da Teoria Literária e dos Estudos da Tradução literária. Deste modo, mobilizaremos parte do arsenal crítico-metodológico advindo destes dois campos do saber a fim de procedermos à análise de nosso objeto de estudo. Face ao exposto, o leitor seguirá o seguinte itinerário investigativo: a) breve apresentação de informações extra-textuais relevantes para a compreensão do autor, do contexto e das traduções de suas obras; b) leitura crítica do poema A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto, com apreciação daquilo que consideramos mais relevante no poema de partida; c) breve revisão da literatura pertinente e fundamentação teórica e crítica das traduções poéticas; d) leitura crítica das duas traduções para a língua-cultura inglesa do poema A educação pela pedra; e) por fim, breve conclusão e síntese.
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