Subcompetência sobre conhecimentos em tradução: resultados da primeira fase de um estudo longitudinal

Autores

  • Tânia Liparini CAMPOS UFPB
  • Camila N. de Oliveira BRAGA UFPB
  • Luciane LEIPNITZ UFPB

Palavras-chave:

abordagem processual, competência tradutória, tradutores em formação

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto “Competência Tradutória e Formação de Tradutores: o desenvolvimento das subcompetências específicas do tradutor” (CNPq 485158/2013-2), tem como principal objetivo investigar, a partir de uma abordagem processual, o desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos de tradução em tradutores em formação. Parte-se do modelo de Competência Tradutória (CT) proposto pelo Grupo PACTE (2003), que define a CT como um conjunto de conhecimentos e habilidades necessários para a realização de uma tarefa de tradução. De acordo com o PACTE, a CT é composta pelas subcompetências bilíngue, extralinguística, instrumental, estratégica e conhecimentos em tradução. Sendo esta última foco deste trabalho, pretende-se, por meio de estudo longitudinal, caracterizar três estágios distintos de seu desenvolvimento em seis alunos de um curso de tradução.A partir de metodologia baseada em PACTE (2005), foram aplicados questionários sobre conhecimentos de tradução para investigação do conceito subjetivo de princípios tradutórios básicos dos sujeitos.Resultados preliminares apontam uma subcompetência sobre conhecimentos em tradução ainda pouco desenvolvida.Pretende-se verificar, a partir da comparação desses resultados iniciais e dos dados coletados nas próximas etapas da pesquisa, o impacto da instrução formal no desenvolvimento da subcompetência investigada.

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Publicado

25.07.2015