ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES

  • Maria Aparecida Lopes Rossi UFGO

Resumo

Resumo: O presente artigo problematiza dados de pesquisa realizada com o objetivo de discutir a escolarização dos diferentes gêneros de textos no 5º e 6º anos do Ensino Fundamental (ROSSI, 2010), observada nas práticas de professores de escola pública. No corpo do artigo, serão discutidas a escolarização de fábulas e uma crônica literária. Inicialmente será feita uma discussão sobre o conceito de escolarização, seguida da problematização do termo escolarização da literatura e, após, serão abordadas as práticas de sala de aula observadas. Na problematização dos conceitos de escolarização e de escolarização da literatura, a discussão se pauta em Soares (2003, 2006), Saraiva (2001) Arena (2010), Zilbermann (1987), Miguez (2003) e Batista (2004). A escolarização é aqui entendida como o resultado da submissão de um determinado conhecimento ao ensino escolar. No que se refere à escolarização da literatura, entende-se, como Miguez (2003), que a leitura da literatura não deve ser entendida e manipulada como uma tarefa escolar, mas sim como experiência estética que se manifesta no prazer de ver, ler e descobrir o mundo através da literatura. Os resultados mostram o que Soares (2003) considera escolarização inadequada da literatura pela escola, quando a leitura dos textos não é direcionada para os recursos de expressão utilizados ou para a percepção do uso estético da linguagem e nem tampouco para a compreensão da visão de mundo e do contexto em que se inserem. Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Escolarização. Práticas Escolares. Leitura. Ensino LITERATURE SCHOOLING: A LOOK AT SCHOOL PRACTICES Abstract: This paper problematizes research data carried out with the objective of discussing schooling of different genres of texts used in fifth and sixth years of elementary school (ROSSI, 2010), as observed in public-school teachers’ practices. Discussions are anchored on schooling of fables and a literary chronicle, departing from the concept of schooling itself, going through the problematization of the term schooling of literature to, finally, approach classroom practices. Discussion of the concepts of schooling and schooling of literature are based on Soares (2003, 2006), Saraiva (2001) Arena (2010), Zilbermann (1987) and Miguez (2003) and Batista (2004). Schooling is here understood as the result of the submission of a certain knowledge to school teaching. Literature schooling is understood as Miguez (2003), who argues that reading of literature should not be understood and manipulated as a school task, but as an aesthetic experience that manifests itself in the pleasure of seeing, reading and discovering the world through literature. Results show what Soares considers inadequate schooling of literature by the school, when reading is neither directed to the expression resources used nor to the perception of the aesthetic use of the language nor to the comprehension of the world view and the context in which they are inserted. Keywords: Children's literature. Schooling. School Practices. Reading. Teaching

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lopes Rossi, UFGO
Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Doutorado em Educação pela UNB.
Publicado
2019-07-04