Escolarização da literatura: um olhar para as práticas escolares

Autores

  • Maria Aparecida Lopes Rossi UFGO

Palavras-chave:

juvenil, Escolarização, Práticas Escolares, Leitura

Resumo

O presente artigo problematiza dados de pesquisa realizada com o objetivo de discutir a escolarização dos diferentes gêneros de textos no 5º e 6º anos do Ensino Fundamental (ROSSI, 2010), observada nas práticas de professores de escola pública. No corpo do artigo, serão discutidas a escolarização de fábulas e uma crônica literária. Inicialmente será feita uma discussão sobre o conceito de escolarização, seguida da problematização do termo escolarização da literatura e, após, serão abordadas as práticas de sala de aula observadas. Na problematização dos conceitos de escolarização e de escolarização da literatura, a discussão se pauta em Soares (2003, 2006), Saraiva (2001) Arena (2010), Zilbermann (1987), Miguez (2003) e Batista (2004). A escolarização é aqui entendida como o resultado da submissão de um determinado conhecimento ao ensino escolar. No que se refere à escolarização da literatura, entende-se, como Miguez (2003), que a leitura da literatura não deve ser entendida e manipulada como uma tarefa escolar, mas sim como experiência estética que se manifesta no prazer de ver, ler e descobrir o mundo através da literatura. Os resultados mostram o que Soares (2003) considera escolarização inadequada da literatura pela escola, quando a leitura dos textos não é direcionada para os recursos de expressão utilizados ou para a percepção do uso estético da linguagem e nem tampouco para a compreensão da visão de mundo e do contexto em que se inserem.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Lopes Rossi, UFGO

Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Doutorado em Educação pela UNB.

Referências

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Publicado

04.07.2019

Edição

Seção

Artigos do Dossiê