Nos tentáculos da indústria cultural: estratégias contemporâneas que ativam novas práticas de leitura

Autores

Palavras-chave:

Leitura juvenil, Práticas de leitura, Cultura digital, Mercado editorial, Formação de leitores

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento cujo objetivo central consistiu em compreender as práticas de leitura – o que leem e como leem – de jovens leitores dos 6º e 9º anos do ensino fundamental, em duas escolas públicas de Porto Alegre. As reflexões implementadas no presente texto privilegiaram a interpretação dos dados construídos na pesquisa de campo, com o objetivo de rastrear as pistas que evidenciam algumas das estratégias a que o mercado editorial, por meio da indústria cultural e do entretenimento, e da fluidez da cultura digital, tem buscado recorrer para capturar os jovens leitores. Os resultados dessa investigação apontam que as corporações editoriais se servem das interações, rastros e dados propagados nas redes digitais, através da livre conectividade, para propor uma “cultura literária popular”, como identificado por Collins (2010). Criam-se, assim, campanhas globalizadas que associam livros, filmes e outros produtos culturais, que se conectam e se expandem engendrando novos espaços de diálogo entre diferentes atores e elementos, alterando as tradicionais práticas de leitura e atuando na formação dos jovens leitores. Para as reflexões aqui propostas lançamos mão de teóricos como Bauman (2007), Canclini (2013), Collins (2010), Cosson (2017), Jenkins (2009), Jenkins, Ford e Green (2014), e Lluch (1999, 2007, 2014).

 

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Biografia do Autor

Patricia Aparecida Machado, UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS, linha de pesquisa dos Estudos Culturais, desenvolvendo pesquisa sobre práticas de leitura de jovens leitores inseridos na cultura digital. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora associada ao NECCSO (Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade), grupo de pesquisa sediado no PPGEducação da UFRGSe fundado em 1996. Pesquisas: leitura, jovens leitores, estudos culturais, cultura da convergência e midiática, juventude.

Nome completo: Patrícia Aparecida Machado

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS