A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA TEMÁTICA

  • Suéllen Pereira Miotto Lourenço UFES
  • Maria Amélia Dalvi UFES

Resumo

O artigo aborda teoricamente o papel social da literatura, se oportunizada sua apreciação estética; defende que, assim, a experiência com o texto literário torna-se concreta e a mediação do professor permite ao educando experienciar o mundo por meio da palavra. Ancoradas em noções conceituais bakhtinianas e nas reflexões sobre a literatura e a leitura de Antonio Candido e Paulo Freire, tematizamos a promoção de uma leitura literária dialógica e apresentaremos possibilidades de exploração do texto literário a partir de uma experiência de leitura e análise de obras que se aproximam tematicamente. Para tal, selecionamos dois livros: Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade, e Minha vida de menina, de Helena Morley. Discorreremos a respeito de como se constroem as relações familiares no contexto de cada obra (o que servirá de exemplo do que denominamos como metodologia temática), destacando o importante papel do professor como mediador nesse processo que visa à formação de sujeito leitor crítico e consciente de seu papel social. Palavras-chave: Leitura. Literatura. Leitura literária. Mediação. Texto literário. MEDIATION OF LITERARY READING: A PROPOSAL OF THEMATIC METHODOLOGY Abstract: This paper theoretically addresses the social role of aesthetically appreciated literature; it argues that this experience with the literary text becomes concrete and teacher's mediation allows the learner to experience the world through words. Anchored on Bakhtin’s conceptual notions and Antonio Candido’s and Paulo Freire’s reflections on literature and reading, we discuss the promotion of a dialogical literary reading and present possibilities of exploration of literary texts based on an experience of reading and analyses of works that are thematically related. For that, we selected two books: Boitempo, by Carlos Drummond de Andrade, and Minha vida de menina, by Helena Morley. We discuss how family relations are constructed in the context of each work (which will serve as an example of what we call thematic methodology), highlighting the important role of the teacher as a mediator in this process that aims at the formation of a critical and conscious reader who is aware of his or her social role. Keywords: Reading. Literature. Literary reading. Mediation. Literary text.

Biografia do Autor

Suéllen Pereira Miotto Lourenço, UFES
Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora no magistério da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (campus Nova Venécia).
Maria Amélia Dalvi, UFES
Doutora em Educação e professora junto ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo.
Publicado
2019-07-04