A mediação da leitura literária: uma proposta de metodologia temática

Autores

  • Suéllen Pereira Miotto Lourenço UFES
  • Maria Amélia Dalvi UFES

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Leitura literária, Mediação, Texto literário

Resumo

O artigo aborda teoricamente o papel social da literatura, se oportunizada sua apreciação estética; defende que, assim, a experiência com o texto literário torna-se concreta e a mediação do professor permite ao educando experienciar o mundo por meio da palavra. Ancoradas em noções conceituais bakhtinianas e nas reflexões sobre a literatura e a leitura de Antonio Candido e Paulo Freire, tematizamos a promoção de uma leitura literária dialógica e apresentaremos possibilidades de exploração do texto literário a partir de uma experiência de leitura e análise de obras que se aproximam tematicamente. Para tal, selecionamos dois livros: Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade, e Minha vida de menina, de Helena Morley. Discorreremos a respeito de como se constroem as relações familiares no contexto de cada obra (o que servirá de exemplo do que denominamos como metodologia temática), destacando o importante papel do professor como mediador nesse processo que visa à formação de sujeito leitor crítico e consciente de seu papel social.

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Biografia do Autor

Suéllen Pereira Miotto Lourenço, UFES

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora no magistério da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (campus Nova Venécia).

Maria Amélia Dalvi, UFES

Doutora em Educação e professora junto ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

04.07.2019

Edição

Seção

Artigos do Dossiê