Narrativa, narrativas e ponto de vista: anotações para um ensino explícito da literatura

Autores

  • Philio Generino Terzakis UFPB

Palavras-chave:

Ensino explícito, Metodologia, Literatura, Narrativa, Ponto de vista

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de aula de literatura baseada na metodologia do ensino explícito, como forma de proporcionar um aprendizado mais efetivo para alunos do curso de Letras Estrangeiras Modernas com dificuldades de leitura e escrita, e pouca prática de leitura de textos literários. Inicialmente nossa proposta se dirige ao ensino universitário, mas o ensino explícito também pode ser adotado em todos os níveis de ensino, tendo apresentado resultados positivos para crianças, jovens e adultos, principalmente aqueles com dificuldades de aprendizado, como demonstram os trabalhos recentes de Steve Bissonnette, Clermont Gauthier e outros pesquisadores. Focada no professor, essa metodologia não depende de mudanças drásticas na escola nem de investimentos adicionais. Fundamentado nas descobertas da psicologia cognitiva, realizadas desde os anos 50 do século passado, o ensino explícito pode ser uma resposta para as limitações do aluno brasileiro no domínio da leitura, evidenciadas pelos resultados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), parte dos quais apresentamos neste artigo. Como forma de contextualizar nossa situação atual em matéria de ensino de literatura, traçamos também neste artigo um breve histórico da história da educação ocidental, bem como do lugar da literatura nas escolas desde a Antiguidade Clássica. Em uma segunda parte, nos dedicamos a apresentar a primeira etapa do que seria uma aula fundamentada metodologicamente no ensino explícito, qual seja, a fase de preparação, com destaque para a apropriação do conteúdo necessário (teorias do ponto de vista) e um breve roteiro da aula, com a proposta de atividades que respeitem a memória de trabalho do aprendiz. Como forma de desenvolvimento do senso crítico do aluno, também propomos relacionar o estudo do assunto da aula proposta (o conto “A casa de Astérion”, de Jorge Luis Borges, e a categoria narrativa do ponto de vista) e a noção de narrativa, da maneira como ela vem sendo difundida nas redes sociais, aproximando assim o estudo da literatura e a vivência cotidiana dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philio Generino Terzakis, UFPB

Professora titular do curso de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui doutorado em Letras pela UFPB e mestrado em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3). É graduada em Letras Língua Francesa pela UFPB e em Comunicação Social habilitação Jornalismo pela mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua francesa, literatura, leitura e escrita. Atua principalmente nos seguintes temas: língua francesa, literatura, narrativas audiovisuais, leitura e escrita. 

Referências

BENVENISTE, E. Problèmes de linguistique générale. I. Paris: Gallimard, 2000.

BOOTH, Wayne. A retórica da ficção. Tradução de Maria Teresa H. Guerreiro. Lisboa: Editora Arcádia, 1980.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CARPEAUX, O. M. História da literatura ocidental. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008. Volume I.

CARVALHO, Alfredo Leme Coelho de. Foco narrativo e fluxo da consciência: questões de teoria literária. São Paulo: Pioneira, 1981. (Manuais de estudo).

CHIAPPINI, Ligia. O foco narrativo. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 1987.

DAL FARRA, Maria Lúcia. O narrador ensimesmado: o foco narrativo em Vergílio Ferreira. São Paulo: Editora Ática, 1978. (Coleção Ensaios).

GAUTHIER, C. et al. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. Coleção Ciências Sociais da Educação. Edição Kindle, versão para PC.

GENETTE, G. Discours du récit: essai de méthode. Éditions du Seuil: Paris, 2007.

GUIRALDELLI JUNIOR, P. História da educação. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001. Coleção Magistério – 2º Grau, Série Formação do Professor.

HAASE, V. G. et al. Por que o construtivismo não funciona. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v9n1/v9n1a08.pdf>. Acesso em: 03 maio 2020.

INEP. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206>. Acesso em: 03 maio 2020.

MAGALHÃES, V. F. O “efeito” de ficção na leitura juvenil. Disponível em: <https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/o-efeito-de-ficcao-na-leitura-juvenil>. Acesso em: 03 maio 2020.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 4. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1985.

MONTERO, R. La loca de la casa. Disponível em: <http://pdfhumanidades.com/sites/default/files/apuntes/La%20Loca%20De%20La%20Casa%20-%20Rosa%20Montero-FREELIBROS.pdf>. Acesso em: 03 maio 2020.

REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Editora Átiva, 1988. Série Fundamentos.

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS