Narrativa, narrativas e ponto de vista: anotações para um ensino explícito da literatura

Auteurs

  • Philio Generino Terzakis UFPB

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52291

Mots-clés :

Ensino explícito, Metodologia, Literatura, Narrativa, Ponto de vista

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de aula de literatura baseada na metodologia do ensino explícito, como forma de proporcionar um aprendizado mais efetivo para alunos do curso de Letras Estrangeiras Modernas com dificuldades de leitura e escrita, e pouca prática de leitura de textos literários. Inicialmente nossa proposta se dirige ao ensino universitário, mas o ensino explícito também pode ser adotado em todos os níveis de ensino, tendo apresentado resultados positivos para crianças, jovens e adultos, principalmente aqueles com dificuldades de aprendizado, como demonstram os trabalhos recentes de Steve Bissonnette, Clermont Gauthier e outros pesquisadores. Focada no professor, essa metodologia não depende de mudanças drásticas na escola nem de investimentos adicionais. Fundamentado nas descobertas da psicologia cognitiva, realizadas desde os anos 50 do século passado, o ensino explícito pode ser uma resposta para as limitações do aluno brasileiro no domínio da leitura, evidenciadas pelos resultados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), parte dos quais apresentamos neste artigo. Como forma de contextualizar nossa situação atual em matéria de ensino de literatura, traçamos também neste artigo um breve histórico da história da educação ocidental, bem como do lugar da literatura nas escolas desde a Antiguidade Clássica. Em uma segunda parte, nos dedicamos a apresentar a primeira etapa do que seria uma aula fundamentada metodologicamente no ensino explícito, qual seja, a fase de preparação, com destaque para a apropriação do conteúdo necessário (teorias do ponto de vista) e um breve roteiro da aula, com a proposta de atividades que respeitem a memória de trabalho do aprendiz. Como forma de desenvolvimento do senso crítico do aluno, também propomos relacionar o estudo do assunto da aula proposta (o conto “A casa de Astérion”, de Jorge Luis Borges, e a categoria narrativa do ponto de vista) e a noção de narrativa, da maneira como ela vem sendo difundida nas redes sociais, aproximando assim o estudo da literatura e a vivência cotidiana dos alunos.

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Biographie de l'auteur

Philio Generino Terzakis, UFPB

Professora titular do curso de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui doutorado em Letras pela UFPB e mestrado em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3). É graduada em Letras Língua Francesa pela UFPB e em Comunicação Social habilitação Jornalismo pela mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua francesa, literatura, leitura e escrita. Atua principalmente nos seguintes temas: língua francesa, literatura, narrativas audiovisuais, leitura e escrita. 

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Publiée

2020-10-15

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS