Os livros de leitura no fim do século XIX e início do século XX: uma análise do Livro I da Série Braga e a formação do leitor literário
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52604Palavras-chave:
Livros de leitura, Série Braga, Erasmo Braga, Formação do leitorResumo
Neste artigo, tecem-se considerações a respeito do papel que os livros de leitura, bem cultural utilizado no contexto escolar, exerceram na formação de leitores literários no Brasil. As discussões aqui apresentadas voltam-se para uma abordagem histórico-contextual a respeito dos livros de leitura no final do século XIX e na primeira metade do século XX, e toma-se como corpus de análise a obra Livro I da Série Braga. Levando em consideração o corpus analisado neste artigo, sinalizam-se temas que estiveram presentes na educação, tais como: família, escola e pátria. Notemos que, por meio da análise, esses temas são apresentados como mantendo uma interface entre si. Entendemos, na análise, que a família foi vista como um microcosmo do Brasil, e a nação brasileira teve como semente a família no contexto republicano. A escola foi colocada como o elemento intermediário que serviu de extensão da família, e que teve a missão de preparar cidadãos para a república que se formava nas primeiras décadas do século XX. O eixo teórico desta investigação compreende a história da literatura infantil e juvenil brasileira (ARROYO, 2011 COELHO, 2010; LAJOLO, ZILBERMAN, 2010; ZILBERMAN, 2003), e a história da leitura no Brasil (SILVA, 2012; MONARCHA, 2001; LEITE, 2001; PUCCIA, 2003).
Downloads
Referências
ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 3. ed., São Paulo: Unesp, 2011.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil. Das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5. ed., Barueri/SP: Manole, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
DICIONÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO. São Paulo: Contexto, 2004.
GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2010.
PUCCIA, S. O livro de leitura (1889-1933) Instrumento de Educação e Instrução. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 5, n. 2, 11 (2003).
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. História e Histórias. 6. ed., São Paulo: Ática, 2010.
LEITE, Ligia Chiapini Moraes. O foco narrativo. 11. ed., São Paulo: Ática, 2007.
LEITE, Miriam L M. A infância no século XIX segundo memórias e livros de viagem. In: História social da infância no Brasil. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2001.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEAD, Margaret. L´adolescente in una società primitiva. Firenze: Ed. Universitária, 1968.
MONARCHA, Carlos. Arquitetura escolar republicana: a escola normal da praça e a construção de uma imagem de criança. In: História social da infância no Brasil. 3.ed., são Paulo: Cortez, 2001.
OLIVEIRA, C. R.G. A.; SOUZA R. F. As faces do livro de leitura. Cadernos Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), n 52, novembro, 2000. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/28247/S0101-32622000000300003.pdf;sequence=1>. Acesso em: 14/11/2019.
SILVA, Ezequiel Theodo. A escola e a formação de leitores. In: Retratos da leitura no Brasil. 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Pró-livro, 2012.
VERÍSSIMO, José. A educação nacional. 2.ed., Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1906.
WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Sesi, 2017.
ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil na escola. 11. ed., São Paulo: Global, 2003.
Livros da Série Braga
BRAGA, Erasmo. Série Braga – Leitura I. 40. ed., São Paulo: Melhoramentos, s/a.
BRAGA, Erasmo. Série Braga – Leitura II. 70. ed., São Paulo: Melhoramentos, s/a.
BRAGA, Erasmo. Série Braga – Leitura III. 35. ed., São Paulo: Melhoramentos, s/a.
BRAGA, Erasmo. Série Braga – Leitura IV. 103. ed., São Paulo: Melhoramentos: 1953.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.