É proibido proibir? Vetos à literatura em tempos conservadores

Autores

Palavras-chave:

Representação literária, Censura, Direito à literatura

Resumo

Este texto visa a pensar sobre avanços e desafios dos estudos literários em tempos em que o amplo desenvolvimento dos meios de produção e circulação indicam vida longa à literatura, mas os espaços formativos do leitor sofrem cerceamentos advindos de forças externas aos contextos especializados. Como garantir o direito à leitura de textos literários, sem recortes de classe e sem subestima da capacidade do leitor de construir suas leituras? Como reagir a um movimento sistêmico de censura aos livros literários? Como construir uma argumentação consistente em tempos em que a voga é o elogio à ignorância? A partir de um percurso desde o conceito de representação e de seu lugar na experiência humana, este texto analisa as relações da literatura com o real, em seu caminho de resistência ao sistema de signos linguísticos, à dimensão social e à limitação humana em todas as suas formas. A proibição ou moção de repúdio a certas obras literárias por parte de instituições públicas e privadas constitui o corpus para análise das modalidades de censura que se apresentam na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Crelia Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Copiado do Lattes pelo Editor: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), especialização em literatura infantil e juvenil (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. É membro integrante do Grupo de Pesquisa EnLIJ - Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas, coordenado pela Prof.Dra. Regina Michelli (UERJ). É líder do grupo de pesquisa Literatura e Educação literária (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5906903233650588) e coordenadora do GT da Anpoll Literatura e Ensino. 

Referências

BÁEZ, Fernando. História universal da destruição dos livros. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: T.A. Queirós, 2000.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.

CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. São Paulo: Leya, 2011.

CASTELLI, Vinícius. Escritor acusa Sesi de proibir leitura de livro sobre suicídio. Diário do grande ABC, 19 set. 2019. Disponível em: <https://www.dgabc.com.br/Mobile/Noticia/3131840/censura-na-sala-de-aula.>. Acesso em: 22 abr. 2020.

CNJ Serviço – Saiba como funciona a remição de pena. Agência CNJ de Notícias, 26 fev. 2016. Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/cnj-servico-como-funciona-a-remicao-de-pena/>. Acesso em: 30 set. 2020.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

DALCASTAGNÈ, Regina. Nas tripas do cão: a escrita como espaço de resistência. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 29, p. 55-66, jan./jul. 2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/issue/view/264>. Acesso em: 07 abr. 2011.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Procura da poesia. In: DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Poesia Completa & Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1977.

ESPINOZA, Marcelo. Livro de poesias é alvo de moção de repúdio e gera polêmica em plenário. Agência AL, 17 set. 2019. Disponível em: <http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/livro-de-poesias-e-alvo-de-mocaeo-de-repudio-e-gera-polemica-em-plenario>. Acesso em: 25 abr. 2020.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GEISLER, Luisa. Banida de feira literária no RS, autora lamenta censura por linguajar inadequado. O Globo, 13 nov. 2019. Disponível em:

<https://oglobo.globo.com/cultura/banida-de-feira-literaria-no-rs-autora-lamenta-censura-por-linguajar-inadequado-24079033>. Acesso em: 20 abr. 2020.

HATOUM, Milton. Entrevista. In: GONÇALVES, José Eduardo. Ofício da palavra. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: ISER, Wolfgang. Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

JOLLES, André. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976.

LARROSA, Jorge. Invitaciones entre Pedagogía y Literatura. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Entre Pedagogía y Literatura. Buenos Aires: Mino e Dávila, 2013.

LISPECTOR, Clarice. Menino a bico de pena. In: LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1971.

MONTES, Graciela. Buscar indícios construir sentidos. Bogotá: Babel Livros, 2017.

OLIVEIRA, Regiane. Censura de livros expõe “laboratório do conservadorismo” em Rondônia. El País, 08 fev. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-02-08/censura-de-livros-expoe-laboratorio-do-conservadorismo-em-rondonia.html>. Acesso em: 30 abr. 2020.

REZENDE, Lucas. Ninguém quer saber de jovem com senso crítico, diz Bolsonaro em Vitória. Folha de São Paulo, 31 jul. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/ninguem-quer-saber-de-jovem-com-senso-critico-diz-bolsonaro-em-vitoria.shtml>. Acesso em: 24 abr. 2020.

RUFFATO, Luiz. Entrevista. In: GONÇALVES, José Eduardo. Ofício da palavra. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

STEINER, George. Aqueles que queimam livros. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.

TIBURI, Marcia. Um útero é do tamanho de um punho de Angélica Freitas. Cult, 12 maio 2013. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/um-utero-e-do-tamanho-de-um-punho-de-angelica-freitas/>. Acesso em: 28 abr. 2020.

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS