É proibido proibir? Vetos à literatura em tempos conservadores

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DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52869

Mots-clés :

Representação literária, Censura, Direito à literatura

Résumé

Este texto visa a pensar sobre avanços e desafios dos estudos literários em tempos em que o amplo desenvolvimento dos meios de produção e circulação indicam vida longa à literatura, mas os espaços formativos do leitor sofrem cerceamentos advindos de forças externas aos contextos especializados. Como garantir o direito à leitura de textos literários, sem recortes de classe e sem subestima da capacidade do leitor de construir suas leituras? Como reagir a um movimento sistêmico de censura aos livros literários? Como construir uma argumentação consistente em tempos em que a voga é o elogio à ignorância? A partir de um percurso desde o conceito de representação e de seu lugar na experiência humana, este texto analisa as relações da literatura com o real, em seu caminho de resistência ao sistema de signos linguísticos, à dimensão social e à limitação humana em todas as suas formas. A proibição ou moção de repúdio a certas obras literárias por parte de instituições públicas e privadas constitui o corpus para análise das modalidades de censura que se apresentam na contemporaneidade.

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Biographie de l'auteur

Ana Crelia Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Copiado do Lattes pelo Editor: Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), especialização em literatura infantil e juvenil (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. É membro integrante do Grupo de Pesquisa EnLIJ - Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas, coordenado pela Prof.Dra. Regina Michelli (UERJ). É líder do grupo de pesquisa Literatura e Educação literária (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5906903233650588) e coordenadora do GT da Anpoll Literatura e Ensino. 

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Publiée

2020-10-15

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS