Mulheres em guerra: o drama da Guerra do Pacífico nos romances de Rodrigo Leal de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2022v24n3.63734Palavras-chave:
Literatura em Português, Literatura de Macau, Imagótipo feminino, Guerra do Pacífico, Rodrigo Leal de CarvalhoResumo
A literatura de Macau em língua portuguesa tem vindo a registar um preocupante decréscimo produtivo nas últimas décadas. No entanto, importantes relatos ficcionais surgiram desde 1990. Tais obras apresentam uma visão profunda e detalhada do modo de vida autóctone – especialmente durante o século XIX e a primeira metade do século XX. Ao contextualizar as vivências das personagens numa baliza temporal muito específica, o narrador exibe qualidade etnográficas ao longo dos romances – permitindo, ao leitor, entender e conhecer tais experiências. Embora a produção estética e literária de Macau seja apresentada com elevada qualidade e relevância literária, a sua atenção académica permanece um tanto periférica nos estudos académicos atuais. Acresce, a este tópico, o défice na análise de imagótipos femininos, especialmente a Oriente – o que agrava o cenário investigativo. Neste quadro, assume especial relevância uma revisão crítica da literatura macaense e, em particular, de Rodrigo Leal de Carvalho. Sobretudo porque o autor concede especial ênfase a personagens femininas nos romances selecionados e que se situam num cronótopo idêntico: Macau durante a Guerra do Pacífico. Através das obras literárias de Carvalho, “A mãe” e “Requiem por Irina Ostrokoff”, este artigo visa explicar e contextualizar as representações femininas em ambientes bélicos. Este exercício revela-se pertinente porque (i) contribui para a construção de conhecimento sobre a literatura em português e seus espaços; (ii) fornece perspetivas sobre alguns escritores periféricos no quadro da literatura em português; (iii) explica estereótipos femininos localizados histórica, social e culturalmente; (iv) expande os estudos de género sobre a literatura em português a Oriente.
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