A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DA LITERATURA:

UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA

Autores

  • Marineide Cavalcanti Arruda Universidade Católica de Pernambuco
  • Nádia Barros de Araújo Universidade Católica de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2102-2455
  • André Luís de Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Ana Paula Torres de Queiroz Universidade Católica de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-8860-3935

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10580390

Palavras-chave:

Literatura da tradição oral; contação de histórias; formação do leitor literário; práticas de ensino; sociointeracionismo.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados e a análise de uma pesquisa junto a um grupo de professores e estudantes do Ensino Médio, na cidade de Tapiramutá/Bahia. Com ele, objetivamos compreender as contribuições das atividades de contação de histórias realizadas por contadores tradicionais, orientadas pela perspectiva sociointeracionista da linguagem, para a formação do leitor literário, a partir das seguintes questões: como a literatura da tradição oral pode possibilitar a proposição de práticas de ensino situadas a partir da perspectiva sociointeracionista? Quais as contribuições da contação de histórias para a formação do leitor literário? Partimos do entendimento da importância da inclusão das literaturas da tradição oral no currículo como conteúdo de ensino, na perspectiva sociointeracionista, objetivando tornar pública e visível a cultura dos falantes de uma determinada comunidade discursiva, narrada a partir dos gêneros orais. A metodologia é de natureza qualitativa, sob os fundamentos da pesquisa-ação, por meio de atividades propostas envolvendo uma rede colaborativa que, conjuntamente, planejou e desenvolveu as atividades compostas pela promoção de sequências didáticas e atividades de leitura, interpretação, ilustração e releitura de textos literários oriundos da tradição oral. Tomamos como percurso teórico as perspectivas de Marcuschi (2008; 2010), Bakhtin (2007; 2015; 2017) e Gumperz (1982). Verificamos que as atividades e práticas de leitura literária desenvolvidas seguiram metodologias norteadas pela reflexão dos contextos históricos, sociais e culturais concretos dos educandos e foram embasadas nas seguintes perspectivas: na teoria sociointeracionista, na BNCC - Base Nacional Comum Curricular - e no letramento literário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Barros de Araújo, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004), Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IBPEX (2006), Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2016), Pós-graduação em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2018), Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é concursada na rede Pública do Estado da Bahia e do Município de Tapiramutá. e concursada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação no contexto de diversidade, Educação e Multi/interculturalismo, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

André Luís de Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

André Luís de Araújo é Jesuíta, Doutor e Mestre em Letras Estudos Literários pela UFMG. Graduado em Letras pela UFMG e em Filosofia e Teologia pelo Centro Sèvres Facultés Jésuites de Paris, tendo feito uma parte de seus estudos filosóficos na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, tem se aventurado a escrever, porque acredita num potencial inventivo e pictórico da palavra poética. Como professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), aposta num projeto ético-estético de enunciação que se lança na confluência com outras artes, a filosofia e a teologia. Desenvolve suas pesquisas na linha dos processos de organização linguística e identidade social, tematizando a literatura e outros sistemas semióticos, a expressão da alteridade e os Estudos Culturais. Publicou o livro de poemas "Sagrado Primitivo" (Loyola, 2017).

Ana Paula Torres de Queiroz, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem ( UNICAP) e mestra pelo mesmo Programa. É professora e pesquisadora  do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- IFPE na área de educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPEC-IFPE/Cnpq, onde desenvolve a linha de pesquisa Formação de Professores. Atua preferencialmente nos seguintes temas: formação docente, práticas pedagógicas, e Análise Dialógica do Discurso.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 4. ed. Tradução de Yara Frateschi. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. A teoria do romance I – A estilística. Tradução, prefácio, notas de glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRONKART, Jean Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: PUC SP, 1999.

COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, 2006.

ECO, Umberto. Semiótica e filosofia da linguagem. São Paulo, 1991.

ELIA, Marcos Fonseca; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. Plataforma Interativa para Internet: uma proposta de Pesquisa-Ação a Distância para professores. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 102-109, 2001. Acesso em: 13 jun. 2021.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.

FIORIN, José Luiz. O dialogismo. In: FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006, p.18-59.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

GUMPERZ, Jonh Joseph. Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

KLEIMAN, Angela Bustos. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1981.

KLEIMAN, Angela Bustos. Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

MELLO, Cláudio José de Almeida. Contribuições do Comparativismo para a Formação de Professores Mediadores e a Promoção da Leitura Literária. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 22, p. 89-113, 2003.

MINAYO, Maria Cecília. Pesquisa social, teoria, método e criatividade. In: MINAYO, Maria Cecília. Capítulo 3: Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin. A Palavra na vida e a palavra na poesia. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2021.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo: Entrevistas e Ensaios. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Sonia Queiroz. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

20.03.2023

Edição

Seção

VOLUME "AHEAD OF PRINT"