DRAMAS DE ALMAS: OS OUTRAMENTOS ENTRE A POÉTICA DE FERNANDO PESSOA E AS PESQUISAS DE ABY WARBURG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2023v25n1.64674

Palavras-chave:

Drama, Outramento, Pessoa, Warburg, Astrologia

Resumo

A poética de Fernando Pessoa é célebre, sobretudo, pela criação dos heterônimos e pela formação, no seu conjunto, do que ele mesmo chamou de “drama em gente, em vez de em actos.” Desde então, considerável variedade de abordagens teóricas e críticas tentam iluminar o sentido desse drama na obra do poeta. Inclusive, parte significativa dessas tentativas de explicação são do próprio Pessoa, o que resultou sempre em novos desdobramentos desse jogo de transpersonalização. Assim, na linha dos estudos literários de teoria e crítica voltados para interdisciplinaridade, neste artigo nos interessa retomar essas tentativas pessoanas, a fim de expandir seu plano de explicação até o contato com outro jogo dramático igualmente caracterizado pelas operações com heterogêneos. Trata-se da heterocronia, o outramento dos tempos, estudada durante toda a vida pelo historiador da arte alemão Aby Warburg, e que acabou sendo por ele anotada como Seelendrama, isto é, “drama da alma”. Com isso não queremos pura e simplesmente igualar tais “dramas”, mas sim compor, jogando com o papel decisivo que os heterogêneos têm para as pesquisas artísticas dos dois, um plano a mais de compreensão pelas suas próprias diferenças e afinidades. Para tanto, terminamos ressaltando e examinando o papel ainda pouco estudado que as questões da astrologia tiveram para ambos os autores durante seus processos de pesquisa.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg et la science sans nom. In: AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. París: Hoebeke, 1998, p. 9-43.

BARRETO, Priscila P. R. (2020), A Astrologia em Aby Warburg. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2020.

CAVALCANTI FILHO, José Paulo. Fernando Pessoa, quase autobiografia. Rio de Janeiro: Record, 2011.

CHIROLLA, Gustavo & MOSQUERA, Juan Fernando Mejía. Deleuze and Didi-Huberman on Art History. In: van TUINEN, Sjoerd & ZEPKE, Stephen (org.). Art History after Deleuze and Guattari. Leuven: Leuven University Press, 2017, p. 91-104. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt21c4s51.8

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O Gaio Saber Inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. (Edição Kindle) Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

GIL, José. Fernando Pessoa, ou a Metafísica das Sensações. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

GUERREIRO, Antonio. Aby Warburg e a História como Memória. Revista de História das Ideias. História e Verdade(s), v. 23, Coimbra: 2002, p. 389-407. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-8925_23_13

LEO, Alan (psed). How to judge a nativity. London: Modern Astrology Office, 1912.

MARTINS, Fernando Cabral; ZENITH, Richard (ed.). Fernando Pessoa: Teoria da Heteronímia. Porto: Porto Editora, 2012.

MOTTA, Marcus Alexandre. Extratos de Ópio I - A Artisticidade da Arte Pessoa. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009.

PESSOA, Fernando. “Carta a Adolfo Casais Monteiro - 13 Jan. 1935.” Revista Presença, nº 49. Coimbra: Jun. 1937. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/3007. Acesso em: 10 ago. 2022.

PESSOA, Fernando. Cartas Astrológicas. Edição de Paulo Cardoso, col. com Jerónimo Pizarro. Lisboa: Bertrand, 2011.

PESSOA, Fernando. “Carta a Ophélia Queiroz-31 Jul. 1920.” In: PESSOA, Fernando. Cartas de Amor. Lisboa: Ática, 1978, p.31. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/1424. Acesso em: 10 ago. 2022.

PESSOA, Fernando. “Dividiu Aristóteles...” In: PESSOA, Fernando. Obra Poética. Rio de Janeiro: Ed. José Aguilar, 1960, p.106. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/4306. Acesso em:10 ago. 2022.

PESSOA, Fernando / SOARES, Bernardo. Livro do Desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PESSOA, Fernando. “Notas para a Recordação do Meu Mestre Caeiro.” Revista Presença, nº 30. Coimbra: Jan.-Fev. 1931, p.267. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/683. Acesso em: 10 ago. 2022.

PESSOA, Fernando. “O primeiro grau...” In: PESSOA, Fernando. Páginas de Estética e de Teoria Literárias. Lisboa: Ática, 1966a, p.67. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/1728. Acesso em:10 ago. 2022.

PESSOA, Fernando. “Prefácio às Ficções do Interlúdio” In: PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Lisboa: Ática, 1966b, p.109. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/4316. Acesso em:10 ago. 2022.

PESSOA, Fernando. “Rascunho de carta a Casais Monteiro-1935.” In: PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Lisboa: Ática, 1966c, p.101. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/4264. Acesso em: 10 ago. 2022

PESSOA, Fernando. “Tábua Bibliográfica”. Revista Presença, nº 17. Coimbra: Dez. 1928, p.250. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/2700. Acesso em: 10 ago. 2022.

WARBURG, Aby. “De Arsenal a Laboratório”. Revista Figura, v.4, n.1, 2016, p. 182-193.

WARBURG, Aby. Histórias de Fantasmas para Gente Grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Warburg Institute. Bilderatlas Mnemosyne - Final version. [Internet] London: University of London. Disponível em: https://warburg.sas.ac.uk/archive/bilderatlas-mnemosyne/final-version. Acesso em: 10 ago. 2022.

Downloads

Publicado

20.03.2023

Edição

Seção

VOLUME "AHEAD OF PRINT"