O sertão deságua no Atlântico: música popular e poética Africanista

Auteurs

  • Elio Chaves FLORES
  • Kywza Joanna Fideles Pereira dos SANTOS

Résumé

A força da canção não reside apenas no seu valor estético, mas sim na sua condição de veículo, transmissor de mensagens, instrumento de inquietação e júbilo. Assim como na literatura, o jogo verbal, o sentido alia-se aos sons das palavras, e na música popular, esses se tornam cúmplices nas narrativas poéticas. No século 20, as pesquisas migram da música erudita para a música popular urbana, e não é por acaso, uma vez que depois do surgimento da Indústria Cultural, a fronteira entre o “erudito e o popular” tornou-se cada vez mais diluída, não podendo, portanto, a arte da música ser tratada apenas dentro de categorias estéticas. Enfim, o propósito deste trabalho é analisar a produção de sentido nas canções de Chico César, numa tentativa de entender como esses nexos de familiaridade com a poética africanista, se dão quando a canção surge como experiência comum nas diásporas africanas, e compartilham poeticamente voz, som e gesto no âmbito da música popular, mesmo operando no nicho da cultura midiatizada. Palavras-chave: Música Popular, Poética Africanista e Narratividades.

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Publiée

2010-03-20