Identidades e estereótipos femininos em “Nosotras que nos queremos tanto”, de Marcela Serrano

Autores

  • Ângela Paula Nunes Ferreira UFPB
  • Cristina Bongestab UFPB

Palavras-chave:

Serrano, Romance, Chile, Resistência, Feminista

Resumo

A escritora chilena contemporânea Marcela Serrano possui uma vasta obra que apresenta como ponto comum o fato de apresentar protagonistas mulheres a partir de discursos feministas. Considerando a importância da sua obra no contexto latino-americano, neste artigo, nos propomos a realizar, à luz da Crítica Feminista e dos Estudos Culturais, uma leitura da narrativa Nosotras que nos queremos tanto, buscando examinar de que maneira esta obra se constitui em forma de resistência à desigualdade entre os gêneros em nosso continente. Para tanto, buscamos verificar como se manifesta a representação das mulheres e das relações de gênero na narrativa da escritora, destacando como, nesses espaços, discursos são usados para resistirem a uma cultura patriarcal e sexista que justifica e perpetua práticas intolerantes em relação às mulheres. A metodologia utilizada consiste na leitura analítico-discursiva da narrativa, o que requer uma revisão da teoria dos Estudos Culturais e da Crítica Feminista. Na obra, a autora apresenta quatro personagens mulheres, Ana, Sara, Isabel e Maria que são caracterizadas a partir de identidades e estereótipos ligados ao universo feminino, desconstruindo discursos machistas e estereotipados em relação às mulheres, que por muitos séculos se fizeram presentes no discurso tradicional literário. Assim, podemos afirmar que a narrativa se constitui a partir de discursos feministas e de resistência ao modelo androcêntrico que vigorou por séculos em nossa sociedade, estendendo-se ao campo literário, responsável por violência e opressão contra as mulheres.

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Biografia do Autor

Ângela Paula Nunes Ferreira, UFPB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba

Cristina Bongestab, UFPB

Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora efetiva de Língua Espanhola da Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

25.01.2019

Edição

Seção

Artigos do Dossiê