A influência dos elementos gráficos nos livros para crianças na contemporaneidade: análise de duas obras da coleção Universidade das Crianças

Autores

  • Hércules Tolêdo Corrêa UFOP
  • Cleide de Araújo Campos Unesp

Palavras-chave:

Livros para crianças, Multimodalidade, Projeto gráfico

Resumo

Pode-se dizer que o livro para crianças é um objeto artístico-cultural constituído por vários modos de linguagens. Dessa forma, partimos dos pressupostos da semiótica cultural, mais especificamente das teorizações sobre a multimodalidade, e procuramos identificar os aspectos tanto discursivos quanto educacionais de obras destinadas ao público infantil publicadas na contemporaneidade. Valemo-nos também de estudos sobre ilustração e projeto gráfico de livros infantis, tais como van der Linden (2011), Ramos (2013) e Paiva (2018). Este artigo, especificamente, centra-se na análise de dois livros da coleção Universidade das Crianças, publicada pelo selo Estraladabão, da Editora UFMG, em 2018: O que existe? O que não existe? e O que é um livro? Os nomes dos profissionais envolvidos na produção das obras estão identificados ao longo deste artigo. Hoje em dia, podemos considerar o livro para crianças como um objeto com múltipla autoria (multi ou poliautoria): além do escritor e do ilustrador, os autores principais ou protagonistas, como denominamos neste texto, também estão envolvidos na produção da obra designers gráficos, editores e coordenadores editoriais especializados, leitores críticos, revisores de conteúdo e de linguagem, e muitas vezes também outros especialistas da área editorial e educacional, como publicitários, engenheiros do papel, tradutores, adaptadores, psicólogos, pedagogos e psicopedagogos, aos quais chamamos neste artigo de autoria secundária ou coadjuvante. Analisamos alguns elementos do projeto gráfico das obras selecionadas e da relação entre texto escrito, ilustração e design, seguindo a ordem: 1- Capa e quarta capa; 2- Formato do livro e outros elementos da materialidade; 3- Layout: forma como o texto escrito e o visual são apresentados na página, o que inclui uma série de elementos e de relações entre eles, como: tipo e tamanho de letra, espaço entre linhas e mancha gráfica (a área do impresso: texto escrito e ilustração). Destaca-se que a definição deste último elemento envolve a relação entre texto escrito e texto visual. Por fim, é importante dizer que este artigo faz parte de uma pesquisa coletiva desenvolvida no âmbito do Grupo MULTDIC – Multiletramentos e usos das tecnologias da informação e comunicação na Educação –, intitulada Literatura e visualidade: a importância do projeto gráfico em livros para crianças na contemporaneidade.

 

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Biografia do Autor

Hércules Tolêdo Corrêa, UFOP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto.

Cleide de Araújo Campos, Unesp

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutoranda em Educação pela UNESP-Presidente Prudente

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Publicado

04.07.2019

Edição

Seção

Artigos do Dossiê