A leitura literária de A hora da estrela: um percurso de encontros e descobertas

Auteurs

  • Sarah Vervloet Soares IFF
  • Neide Luzia de Rezende USP

Mots-clés :

Leitura literária, Portfólio de leitura, Mediação de leitura, A hora da estrela, Clarice Lispector

Résumé

O presente artigo apresenta um relato de experiência de leitura literária, realizada no primeiro ano do ensino médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – campus Piúma) e, ainda, discute alguns aspectos que se tornaram relevantes durante essa prática. Por meio de aulas transformadas em encontros, o projeto de leitura da obra A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, teve o objetivo de aproximar os alunos da prática da leitura. Assim, a leitura literária, a mediação de leitura, a interação com a biblioteca escolar, a produção do portfólio de leitura e a didática de literatura são os principais pontos de interesse deste artigo. Para tanto, dialogaremos, principalmente, com Colomer (2007), Petit (2008, 2009, 2013), Jauss (1994), Rouxel (2013) e Rezende (2013). A leitura literária, neste caso, resultou na abertura para novas possibilidades de ensino e aprendizagem e provocou nos estudantes maior autonomia para se expressarem, emitirem opiniões a respeito das leituras, ou seja, trata-se de um momento em que eles se reconheciam como leitores de literatura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sarah Vervloet Soares, IFF

Doutoranda em Educação (USP) e professora no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense – campus Bom Jesus

Neide Luzia de Rezende, USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FEUSP) e integra o GT Literatura e Ensino da ANPOLL.

Références

BARROS, M. H. T. C.; BORTOLIN, S.; SILVA, R. J. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In.: Vários escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, 169-191.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994, p. 5-57.

LANGLADE, Gérard. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. Trad. Rita Jover- Faleiros. In.: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. Amaury C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013, p. 25-38.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 23ª edição. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.

________. A arte de ler. Ou como resistir à adversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.

________. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In.: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 99-112.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Trad. Neide Luzia de Rezende. In.: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-33.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. Apresentação dos coordenadores franceses. In.:

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. Amaury C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013, p. 19-24.

Téléchargements

Publiée

2019-05-01

Numéro

Rubrique

Artigos do Dossiê