Ler e ver: um crítico literário vai ao cinema
Mots-clés :
Crítica Literária, Cinema, Teoria Literária, PolíticaRésumé
Ao longo de sua carreira de crítico literário, Roberto Schwarz escreve três ensaios sobre cinema, dedicados a 8 ½ de Fellini, Os Fuzis, de Ruy Guerra, e Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, que se concentram nos usos e efeitos da técnica cinematográfica, na relação entre arte e política e na convivência dos contrários. Partindo dessas mesmas questões, o presente trabalho busca demonstrar que a possibilidade de uma arte política, o que Schwarz mais deseja, reside na imagem que se deixa ver e na palavra que se deixa ler, ao contrário da substituição proposta pelo crítico.
Téléchargements
Références
AGANBEM, G. Le cinéma de Guy Debord. In: Image et mémoire. Paris: Éditions Hoëbeke, 1998.
BENJAMIN, W. Paris, capitale du XIX siécle: le livre des passages. Trad. Jean Lacoste. Paris: Les Éditions du Cerf, 1997.
CAMPOS, A. e SCHWARZ, R. Debate. In: Anais do Segundo Congresso de Crítica e História Literária (24-30 de julho de 1961). Assis: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 1963.
LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
PRADO Jr., B. A sereia desmistificada. In: Alguns ensaios: filosofia, literatura e psicanálise. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
RANCIÉRE, J. La fable cinématographique. Paris: Éditions du Seuil, 2001.
ROCHA, G. Glauber Fellini. In: O século do cinema. Rio de Janeiro: Alhambra, 1985.
SANTOS, N.P. dos, ROCHA, G. e VIANY, A. Cinema novo: origens, ambições e perspectivas. Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, n.1, 1965.
SCHWARZ, R. 8 ½ de Fellini: o menino perdido e a indústria. In: A sereia e o desconfiado: ensaios críticos. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
__________. Sobre o Amanuense Belmiro. In: O pai de família e outros estudos. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992a.
__________. O cinema e Os Fuzis. In. O pai de família e outros estudos. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992a.
__________. O fio da meada. In. Que horas são?. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.