A Escrita da história: uma escrita poética

Auteurs

Mots-clés :

História e Literatura, Poética da História, Hayde White, Teoria da História

Résumé

A história enquanto disciplina tem sua estrutura discursiva composta na forma de uma narrativa verbal em prosa que visa a representar realisticamente aquilo que pretende explicar objetivamente. Assim, destacam-se as aproximações entre a escrita historiográfica e a escrita literária, numa direção em que se encontra a atitude poética do historiador no processo de criação e elaboração de suas narrativas sobre um passado ao qual se busca conferir sentido e significado – e em última análise, torná-lo útil – em função do presente e do contexto em que está inserido. O presente artigo analisa as proposições de aproximação entre o fazer historiográfico e o fazer literário realizadas pelo historiador Hayden White, que investigou os elementos literários, portanto, artísticos, da produção historiográfica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARISTÓTELES. Arte poética e arte retórica. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s/d.

AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BURKE, K. A Grammar of Motives. New York: Prentice-Hall, Inc., 1945.

FRYE, N. Anatomia da Crítica. São Paulo, Cultrix, 1989.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

LIMA, L. C. A aguarrás do tempo – estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

_____________. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

_____________. O controle do imaginário & A afirmação do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MIGNOLO, W. Lógica das diferenças e política das semelhanças: da literatura que parece história ou antropologia e vice-versa. In: CHIAPPINI, L.; AGUIAR, F. W. (Org.) Literatura e história na América Latina. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. Tomo I, II e III. Campinas: Papirus, 1994-1997.

_____________. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.

STONE, L. O ressurgimento da narrativa: reflexões sobre uma nova velha história. In: Revista de História. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1991.

VASCONCELOS, J. A. Quem tem medo de teoria? A ameaça pós-moderna na historiografia americana. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2005.

VEYNE, P. Como se escreve a história. Brasília: Editora UNB, 1998.

VILLI, T. A poética da história em Hayden White: construções da narrativa histórica e suas possibilidades literárias. Dissertação. Mestrado em História. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2018.

WHITE, H. Meta-História: A imaginação Histórica do século XIX. Tradução de José Laurêncio de Melo. 2ª Ed. São Paulo: Editora da USP, 2008.

_____________. Trópicos do Discurso: Ensaio sobre a Crítica da Cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. 2ª ed. 1ª reimpr. São Paulo, Editora da USP, 2014.

_____________. The Content of the Form: Narrative Discourse and Historical Representation. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1987.

Téléchargements

Publiée

2020-01-11