Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais
Keywords:
Tecnologias assistivas, Arquitetura da Informação, Documento hipergeométrico, Leitura. Deficiência VisualAbstract
Apresenta uma formulação teórica, e validação da teoria em um caso real, na qual é estabelecida uma proposta de arquitetura de informação para a reconstrução de documentos hipertextos em um novo tipo de documento que preserva as características do original e adiciona uma abordagem assistiva direcionada a deficientes visuais. A abordagem assistiva aqui proposta oferece uma experiência de navegabilidade que transcende a leitura sequencial hoje imposta aos deficientes visuais. A proposta é fundamentada na Teoria dos Conjuntos e na Teoria dos Grafos, e em especial em Multigrafos, o que resulta em um tipo de documento hipergeométrico navegável. Inclui discussões sobre a qualidade das páginas web de várias Instituições de Ensino Superior à luz dos critérios definidos pelo World Wide Web Consortium (W3C) para acessibilidade de documentos na WEB 2.0.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-04-30
How to Cite
Souza, O. de, & Tabosa, H. R. (2014). Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16366
Issue
Section
Relatos de Pesquisa
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.