SENTIDOS DE BIBLIOTECA ESCOLAR NO DISCURSO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Ludmila Ferrarezi
  • Lucília Maria Sousa Romão

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Discurso, Ciência da Informação

Resumen

Aborda a biblioteca escolar através de uma perspectiva multidisciplinar que envolve as áreas de Ciência da Informação, Análise do Discurso Francesa e Educação. Busca compreender de que maneira é construído o imaginário sobre esta instituição, no âmbito da Ciência da Informação, e refletir sobre como este simbólico é influenciado pelas condições sociais, históricas e ideológicas de produção dos discursos e pela memória discursiva. Para desenvolver tais questões, em primeiro lugar, realiza uma breve revisão de literatura a respeito da Análise do Discurso; em seguida, analisa os discursos sobre a biblioteca escolar presentes em dezenove documentos científicos (artigos e trabalhos apresentados em eventos), os diferentes sentidos delineados para esta unidade de informação, seus objetivos e formas de constituição no imaginário social. Conclui que os profissionais da informação podem e devem colaborar para a circulação de novas práticas e sentidos nas bibliotecas escolares.

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Publicado

2008-09-05

Cómo citar

Ferrarezi, L., & Sousa Romão, L. M. (2008). SENTIDOS DE BIBLIOTECA ESCOLAR NO DISCURSO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Informação &Amp; Sociedade, 18(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1777

Número

Sección

Artigos de Revisão