Aboutness em análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo

Autores/as

  • Roberta Caroline Vesú Alves
  • João Batista Ernesto de Moraes Universidade Estadual Paulista (Marília – Brasil)

Palabras clave:

Aboutness, Resumo, Texto Narrativo Ficcional Infanto-Juvenil, Percurso Gerativo de Sentido, Teoria da Narrativa, Análise Documental de Conteúdo

Resumen

A representação de conteúdo do texto narrativo ficcional infanto-juvenil, para fins de recuperação por usuários potenciais, demandou estudo em Análise Documental de conteúdo, desenvolvendo procedimentos de elaboração de resumos. Objetivou-se o desenvolvimento de procedimentos de elaboração de resumos desses textos em Análise Documental, para representação de seus aspectos estruturais, de aboutness e característicos, entendidos por meio do Percurso Gerativo de Sentido, Semiótica Greimasiana e Teoria da Narrativa. Utilizou-se a metodologia de estudo exploratório para a análise dessas diferentes teorias e os procedimentos de elaboração de resumos foram aplicados em texto selecionado. A representação em resumos desses textos contém aspectos da macroestrutura e da superestrutura de modo adaptado, que consistiram em temáticas, personagem, espaço, tempo da história, tipo de narrador, tempo da narrativa e tipos de gêneros literários. A aplicação dos procedimentos de elaboração dos resumos foi demonstrada utilizando texto narrativo ficcional infanto-juvenil brasileiro. Verificou-se que esses procedimentos de representação em resumos consideraram o embasamento teórico, respeitando a estrutura e aboutness advindos do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Caroline Vesú Alves

Doutora em Ciencia da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

João Batista Ernesto de Moraes, Universidade Estadual Paulista (Marília – Brasil)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Livre-Docente em Linguística e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. 

Publicado

2016-12-29

Cómo citar

Alves, R. C. V., & Moraes, J. B. E. de. (2016). Aboutness em análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/29262

Número

Sección

Artigos de Revisão