Falência do Estado-nação e a necessidade de Estados transnacionais. Reflexões a partir de UIrich Beck.

Autores

  • José Vilema Paulo Universidade de Évora

Palavras-chave:

Estado-nação, Globalização, Estados Transnacionais e Nacionalismo metodológico.

Resumo

O conceito de Estado está cada vez mais complexo, principalmente nos tempos atuais. A definição clássica de Estado designa duas dimensões, por um lado, pressupõe uma forma especial de sociedade, ou seja, denomina um órgão particular da sociedade: o governo, os sujeitos do governo, uma nação ou um território que eles habitam. Por outro lado, o conceito de Estado recai sobre a perspetiva jurídica e, neste sentido, entende-se como fenómeno jurídico, pessoa jurídica, como corporação. Ambas as dimensões, sociológica e jurídica, constituem o nacionalismo metodológico, que define o Estado formado por uma soberania, território e população própria. Não obstante, em consequência da globalização, os Estados-nação transferiram partículas da sua soberania às empresas multinacionais, de maneira involuntária, abrindo espaços ao nascimento de um “Estado-sem-Estado” no qual os Estados-nação atualmente se encontram subjugados. Neste contexto, propõe-se neste trabalho apresentar as diferentes conceções teóricas do Estado bem como a proposta de transnacionalização dos Estados na forma como foi pensada por Ulrich Beck. Beck sustenta que os Estados transnacionais distanciam-se do conceito de Estado-nação, pois não se vinculam a territórios delimitados, contudo têm como fundamento a convenção entre os Estados membros. Os Estados Transnacionais agiriam como Estados cooperativos com a finalidade de reforçar a política interna e externa, não se submetendo às pressões que as empresas (transnacionais) efetuam sobre os Estados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vilema Paulo, Universidade de Évora

Doutorando em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais; Mestre em Relações Internacionais e Estudos Europeus; Pós-graduação em Ética, Direito e Pensamento Político; Pós-graduação em Direito dos Contratos; Licenciado em Filosofia/Direito

Downloads

Publicado

2015-06-10

Como Citar

PAULO, J. V. Falência do Estado-nação e a necessidade de Estados transnacionais. Reflexões a partir de UIrich Beck. Prim Facie, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 01–30, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/24474. Acesso em: 20 abr. 2024.