Dever De Renegociar Contratos De Trabalho Como Possibilidade De Superação Da Crise Econômica Decorrente Da Pandemia Do Coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.54543

Palavras-chave:

Dever de Renegociar., Contratos de Trabalho., Crise Econômica., Coronavírus.

Resumo

O artigo perquire alternativas ao cenário de crise econômica no que concerne aos crescentes níveis de dissolução dos contratos de trabalho em decorrência da perda da capacidade econômico-financeira das empresas, impedidas de atuar devido as medidas restritivas de circulação de pessoas ocasionadas pela emergência em saúde pública decretada no Brasil, face a pandemia do vírus Sars-Cov-2 (Coronavírus). Inquire-se a possibilidade de construir parâmetros para um dever de renegociar os contratos de trabalho em curso, objetivando a manutenção dos empregos e permanência em atividade das empresas, com base em princípios constitucionais vigentes, particularmente ligados à socialização e funcionalidade das instituições, a partir de um diálogo entre o direito civil e o direito do trabalho. O estudo tem natureza exploratória e prospectiva, se utilizando da abordagem dedutiva, com o manejo das técnicas de pesquisa documental, tendo como objeto de estudo a legislação, doutrina e aportes jurisprudenciais. Ao final, admite-se que o direito de pleitear a renegociação dos contratos de trabalho é ferramenta hábil à superação da crise, por atender ao aspecto socializante dos contratos e privilegiar a boa-fé dos contratantes, sem desprivilegiar os cânones constitucionais da proteção ao trabalho e ao direito de participação das entidades sindicais no processo de renegociação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Tavares da Silva, Unipê

Doutor e Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela UFPB; professor dos cursos de graduação e pós-gradução do Unipê-JP, ESMAT 13 e ESA-PB; Juiz do Trabalho, Titular da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa-PB. CV: http://lattes.cnpq.br/8783276658095596

Juliana Coelho Tavares Marques, UFPB

Mestre em Direito pela UFPB. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (ESMAT13) e em Civil e Processo Civil  (Unipê). Membra da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP). Professora Universitária na graduação em Direito da Associação Paraibana de Ensino Renovado e na UFPB e Professora convidada da Escola Superior da Magistratura Trabalhista (ESMAT13) e da Fundação Escola Superior do MPPB (FM-PB). Sócia fundadora do CMRD Advogados. Integrante do grupo de pesquisa certificado pela CAPES "Paz, Justiça e Instituições Eficazes" - UFPB. 

Downloads

Publicado

2021-03-22

Como Citar

TAVARES DA SILVA, P. H.; COELHO TAVARES MARQUES, J. Dever De Renegociar Contratos De Trabalho Como Possibilidade De Superação Da Crise Econômica Decorrente Da Pandemia Do Coronavírus . Prim Facie, [S. l.], v. 20, n. 43, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.54543. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/54543. Acesso em: 18 abr. 2024.