Transformações Da Dicotomia Público E Privado: Da Revolução Francesa À Sociedade Da Informação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n47.59746

Palabras clave:

Dicotomia Público e Privado, Sociedade da Informação, Privacidade

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo analisar a dicotomia das esferas pública e privada, analisando a construção e desconstrução destas na fluidez da Sociedade da Informação. Para tanto, optou-se por uma análise histórica, utilizando como referencial teórico principal o pensamento de Hannah Arendt. Primeiramente, foi feita uma breve conceituação acerca da definição das esferas pública e privada, analisando o tema de maneira contextualizada, tendo como marco inicial a Revolução Francesa; num segundo momento, a dicotomia foi estudada à luz das Revoluções Industriais, chegando, por fim, à sua análise no bojo da Sociedade da Informação. As especulações ora apresentadas não são exaustivas para situar os campos das esferas pública e privada na atualidade. No entanto, foi possível apontar, a título de conclusão, algumas boas experiências do uso das redes para discussão de temas da esfera pública, especialmente através do ativismo digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Libel Waldman, Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Direito do Estado pela mesma instituição. Professor e Coordenador do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão de Direito Ambiental da União Internacional para Conservação da Natureza. Advogado.

Camilla Tavares de Albuquerque, Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestranda em Direito da Sociedade da Informação pela FMU. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Delegada de Polícia Civil Assistente da 4ª Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.

Publicado

2022-09-12

Cómo citar

LIBEL WALDMAN, R. .; TAVARES DE ALBUQUERQUE, C. Transformações Da Dicotomia Público E Privado: Da Revolução Francesa À Sociedade Da Informação . Prim Facie, [S. l.], v. 21, n. 47, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n47.59746. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/59746. Acesso em: 16 jul. 2024.