O ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL E A TRANSFORMAÇÃO DEMOCRÁTICA NO CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2026v25n58.77729

Palabras clave:

Direito Fundamental, Jurisdição, Democracia

Resumen

O presente trabalho analisa o Estado de Coisas Inconstitucional (ECI) como instrumento de transformação democrática no constitucionalismo brasileiro. Importado da jurisprudência da Corte Constitucional Colombiana e aplicado pelo Supremo Tribunal Federal em decisões paradigmáticas, como a ADPF 347, que trata do sistema penitenciário nacional, o ECI vem sendo consolidado como resposta institucional a violações sistêmicas de direitos fundamentais. A pesquisa parte do pressuposto de que a declaração de ECI, embora dotada de forte potencial democratizante, levanta tensões quanto à legitimidade democrática da atuação judicial em substituição aos poderes políticos. O objetivo central consiste em investigar se o ECI pode ser compreendido como mecanismo de transformação social ou se representa risco de expansão excessiva do Poder Judiciário. A metodologia é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de autores nacionais e estrangeiros sobre jurisdição constitucional e ativismo judicial, além da análise de decisões do STF que aplicaram ou discutiram o instituto. Os resultados parciais indicam que o ECI tem potencial de induzir a implementação de políticas públicas em contextos de omissão estatal, mas desafia a teoria clássica da separação de poderes e a legitimidade democrática da jurisdição constitucional. Conclui-se que o ECI pode operar como instrumento de democratização material, desde que aplicado sob critérios de excepcionalidade, diálogo institucional e respeito à Constituição, evitando a transformação do Judiciário em legislador positivo permanente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathália Lays Macena da Silva, Escola de Ensino Superior do Agreste Paraibano

Aluna do curso de direito da Escola de Ensino Superior do Agreste Paraibano (EESAP) - faculdade do Grupo Três Marias (FTM).

Publicado

2026-06-08

Cómo citar

IMPERIANO DE SOUZA, Hioman; LAYS MACENA DA SILVA, Nathália. O ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL E A TRANSFORMAÇÃO DEMOCRÁTICA NO CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO. Prim Facie, [S. l.], v. 25, n. 58, 2026. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2026v25n58.77729. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/77729. Acesso em: 11 jun. 2026.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.