Fatores Contingenciais que modelam a Gestão de Cursos Lato Sensu na Área de Contabilidade na Modalidade EAD
Palavras-chave:
Gestão Universitária. Educação à Distância. Teoria ContingencialResumo
Objetivo: Analisar os fatores contingenciais que modelam a gestão dos cursos de pós-graduação Lato Sensu na área de Contabilidade, ofertados na modalidade à distância de um Centro Universitário privado no sul do Brasil, constituído na forma de sociedade sem fins lucrativos.
Método: Amparado pelos pressupostos da Teoria da Contingência para compreender as variáveis ambiente, estrutura e tecnologia (Burns & Stalker, 1961; Lawrence & Lorsch, 1967), ampliou-se o modelo proposto por Fagundes, Soler, Lavarda, & Lavarda, (2009) para observar e compreender a variável ambiente, estrutura e tecnologia na gestão dos cursos de EaD. A pesquisa é documental a partir de dados primários levantados a partir de entrevistas com três coordenadores dos cursos de especialização da IES, objeto do estudo, além de documentos físicos como proposta pedagógica curricular (PPC), planilhas e tabelas. Ao que se refere aos objetivos é um estudo descritivo. Os dados foram analisados por meio de técnicas de análise documental.
Principais Resultados: Os resultados evidenciaram que a tecnologia foi a principal variável na evolução da instituição estudado, levando-a a se redirecionar com ajustes ao longo dos tempos (proporcionando inovação gerencial). Já o fator ambiente é afetado por uma concorrência cada vez maior, devido os recursos tecnológicos que as concorrentes disponibilizam nas suas instituições.
Contribuições: Foi constatado que a estrutura do Centro Universitário sofre constantes mudanças sem um processo de planejamento e maturidade de execução para atender a contingência do ambiente externo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.