Qualidade da carne de cordeiros Santa Inês submetidos a restrição alimentar e realimentação
Resumo
O objetivo com este trabalho foi de avaliar a qualidade da carne de cordeiros Santa Inês submetido à restrição alimentar e realimentação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos, oito repetições, sendo os tratamentos controle formados por quatro animais e os demais formados por oito animais totalizando 40 animais, sendo todos machos inteiro com 140 dias de idade. O regime ad libitum (Tratamento 1, animais com 20 e 25 kg) foi usado como controle durante todo o experimento. Os quatro grupos restantes foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro grupo (Tratamento 2 e Tratamento 3), formado por animais de 20 kg de peso vivo. O outro grupo (Tratamento 4 e Tratamento 5) foi formado por animais de 25 kg de peso vivo. Em seguida os animais foram submetidos a restrição alimentar por cinco semanas com restrição em 25% e 40% do consumo “ad libitum”. Não foi observado efeito de peso e restrição alimentar nas variáveis: pH 24 horas, a perca de peso por cocção, força de cisalhamento e na composição centesimal. Conclui-se que o regime de restrição alimentar e realimentação não alteraram significativamente as características físico-químicas da carne de ovinos da raça Santa Inês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).