Pesquisa científica no curso de Ciências Contábeis: limites e contribuições ao aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

  • Cassius Klay Silva Santos Fucamp - Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Edvalda Araújo Leal Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Igor Vieira Nunes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Taís Duarte Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Palavras-chave: Pesquisa científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Ciências Contábeis

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que possam ser considerados como benéficos ou limitadores na percepção dos estudantes de Ciências Contábeis em relação ao desenvolvimento da pesquisa científica por meio do Trabalho de Conclusão de Curso.Método: A pesquisa é descritiva e com abordagem quantitativa. A amostra é composta de 75 estudantes concluintes do curso Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior localizada em uma cidade do Triângulo Mineiro. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise fatorial exploratória.Resultados: Como resultado, observou-se que os estudantes de contabilidade demonstraram vários aspectos favoráveis que motivam o desenvolvimento da pesquisa científica por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na sua formação acadêmica. Foram reconhecidas também as dificuldades pertinentes à realização do mesmo. Os estudantes apontaram a relevância da participação dos professores orientadores para o sucesso da realização do TCC na graduação, reconhecendo que o acompanhamento do orientador é essencial para a execução e a qualidade da pesquisa. Por meio da análise fatorial, foram identificados três fatores que agruparam as variáveis relacionadas aos benefícios referentes ao ensino com pesquisa, sendo: desenvolvimento de pesquisas e incentivos na formação acadêmica; formação profissional, competências interpessoais e comunicação; e contribuições acadêmicas do ensino com pesquisa. Contribuições: Espera-se que o estudo possa colaborar para a discussão sobre a inserção da pesquisa no ensino, e contribuir no campo teórico sobre o impacto da utilização da pesquisa cientifica no processo de formação do aluno no curso superior.

Biografia do Autor

Cassius Klay Silva Santos, Fucamp - Fundação Carmelitana Mário Palmério
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente no curso de graduação em Ciências Contábeis na Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP)
Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Docente adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Faculdade de Ciências Contábeis.
Igor Vieira Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Taís Duarte Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Publicado
2017-08-30
Seção
Seção Nacional