DESEJO E GOZO NO CONTO “BEIJO NA FACE”

Autores/as

  • Manuella Felicíssimo IFMG-Betim

Palabras clave:

“Beijo na face”, Literatura, Desejo, gozo, Psicanálise

Resumen

Este trabalho apresenta uma leitura do conto “Beijo na face”, de Conceição Evaristo, a partir das contribuições teóricas da psicanálise e da semiótica greimasiana. A análise da narrativa permitiu verificar que o embate entre desejo e gozo é o que estrutura o enredo, manifestando-se nos três níveis textuais; desde a estrutura de base, na qual se verifica a oposição entre as categorias movimento e estagnação, até os níveis narrativo e discursivo. O campo do desejo se mostra a partir de um sujeito desejante, em conjunção com o prazer e engendrado a partir de fantasias de completude e de onipotência; o campo do gozo, por outro lado, é revelado a partir da dinâmica do casamento desgastado, especialmente do ponto de vista do marido, que se recusa a aceitar a perda do objeto (esposa) e acaba por prender ambos a uma dinâmica mórbida, regida sobretudo pelo sadismo e que, como é típico do gozo, procura inviabilizar a possibilidade de o sujeito aceder ao desejo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manuella Felicíssimo, IFMG-Betim

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), mestrado em Estudos do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Trabalhou na rede estadual de ensino de Minas Gerais, foi professora substituta no curso de letras da Universidade Federal de Ouro Preto, atuou como docente durante dois anos no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas gerais (CEFET-MG) e atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Betim (IFMG-BETIM).

Citas

BARROS, Diana Luz pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3ª edição, Humanitas, São Paulo, 2002.

EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas, Fundação Biblioteca Nacional, 2014.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8.ed. São Paulo: Editoria Ática, 2006.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Trad. Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2003.

GARCIA-ROZA. Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. 20.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

GREEN, André. A sexualidade nas estruturas não neuróticas ontem e hoje. In: Jornal de Psicanálise, 54(100), 189-210. 2021 . Trad. Júlia Catani e Patrícia Cardoso de Mello.

NASIO, Juan-David. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. tradução Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

Publicado

2024-12-24

Cómo citar

Felicíssimo, M. (2024). DESEJO E GOZO NO CONTO “BEIJO NA FACE”. Revista LiteralMENTE, 4(1), 30–42. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/72131