A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO EDUCADOR-ALFABETIZADOR DO PROGRAMA FORTALEZA ALFABETIZADA: primeiras aproximações

Autores

  • Rejane Mary Moreira
  • Célia Maria Machado de Brito
  • Rita de Cássia Lima Alves

Palavras-chave:

Alfabetização de Jovens e Adultos, Círculo de Cultura, Formação Docente

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão acerca da formação dos alfabetizadores do Programa Fortaleza Alfabetizada, contextualizando e analisando o programa e o processo formativo vivenciado. São elucidados os pressupostos de uma concepção de alfabetização como política pública, de natureza pontual e compensatória, assinalando a convergência e afinidades entre esse projeto e as demais campanhas de alfabetização. Os resultados do estudo sugerem que, para se buscar os caminhos ou soluções favoráveis à formação do educador deve-se considerar as condições concretas de vida, instrução e socioeconômicas e adotar medidas de seleção para os educadores no sentido de que a formação inicial, continuada e permanente destes, caminhem para a constituição de uma nova didática com profissionais comprometidos, qualificados e habilitados ao magistério na área de EJA; uma oferta que não seja de políticas compensatórias, mas uma proposta de Política de EJA capaz de romper com as práticas das antigas campanhas de caráter assistencialista, descomprometidas em relação à continuidade da escolarização e com a transformação da sociedade; uma proposta de educação que considere e respeite a diversidade como valor, que seja continuada e libertadora.

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Publicado

02.07.2013

Como Citar

MOREIRA, R. M.; BRITO, C. M. M. de; ALVES, R. de C. L. A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO EDUCADOR-ALFABETIZADOR DO PROGRAMA FORTALEZA ALFABETIZADA: primeiras aproximações. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 104–118, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16340. Acesso em: 19 nov. 2024.