A REPRESENTAÇÃO DO BIOMA CERRADO EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS PELO PNLD 2012

Autores

  • Rafael Gonçalves Bezerra Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa. Bolsista do PIBID/IFG.
  • Leandro Santos Goulart Docente do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa. Mestre em Biologia Animal e Coordenador do PIBID/IFG, Subprojeto de Biologia.

Palavras-chave:

Cerrado. Livro didático. Biologia.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a abordagem do bioma Cerrado em dois livros didáticos (LDs) de Biologia aprovados pelo PNLD 2012. A realização da pesquisa se deu com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa e os pontos da abordagem do bioma Cerrado alvos da análise foram: Estrutura e formatação: 1) localização do conteúdo no livro; 2) número de páginas dedicadas ao conteúdo sobre o Cerrado; Ilustrações: (1) quantidade; (2) a que se referiam quando apresentadas; (3) pertinência ou redundância em relação ao texto; (4) presença de legenda e escala; (5) clareza e cientificidade; Conteúdo: 1) Conceito de Cerrado que o texto apresentou; 2) tópicos abordados; 3) abordagem da fauna e flora do bioma; 4) coerência entre as informações apresentadas; 5) adequação ao contexto geográfico e socioeconômico de educandos e professores. Verificou-se que, em ambos os LDs, o bioma é descrito em poucas páginas e está aquém do esperado quanto à situação de degradação, importância para a manutenção da biodiversidade mundial e contextualização da realidade das pessoas que o habitam. Além disso, notou-se falta de rigor científico quanto ao conceito de Cerrado adotado em ambos os manuais. Em consequência, o conteúdo sobre o Cerrado necessita ser complementado pelos professores. Ressalta-se a importância da utilização de publicações desde científicas a artigos de jornais, revistas e sites, programas televisionados do cotidiano dos alunos, além da realização de visitas ou trilhas interpretativas que levem tanto discentes quanto professores a verem-se como agentes que (re)significam a cada dia o bioma Cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.

BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. S. A escola e a conservação do Cerrado: uma análise no Ensino Fundamental do Distrito Federal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 10, n. 1, p. 19-31, 2003.

BIZZO, N. Novas bases da biologia: seres vivos e comunidades. São Paulo: Ática, 2010.

CARLINI-COTRIM, B.; ROSEMBERG, F. Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 299-305, 1991.

DIAS, J. E. D.; LAUREANO, L. C. Farmacopédia popular do Cerrado. Goiás: Articulação Pacari (Associação Pacari), 2009.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Dados estatísticos do PNLD. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-dados-estatisticos>. Acesso em: 24 jul. 2013.

GEWANDSNAJDER, F.; LINHARES, S. de V. Biologia Hoje: genética, evolução ecologia. São Paulo: Ática, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GODOY, A. S. Pesquisas qualitativas - tipos fundamentais. Revista de administração de empresas. São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, mai./jun. 1995.

GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A. O enredo da experimentação no livro didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas? Revista Ensaio, v. 15, n. 02, p. 155-167, 2013.

IBGE. Censo Demográfico de 2010. Disponível em <http://www.ibge.gov.br> Acesso em 07 de agosto de 2013.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996, p. 3-9.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. O bioma Cerrado. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado>. Acesso em: 26 de junho de 2013.

MEDEIROS, J. de D. Guia de campo: vegetação do Cerrado 500 espécies. Brasília: MMA/SBF, 2011.

MENDONÇA, R. C.; FELFILI, J. M.; WALTER, B. M. T.; SILVA JÚNIOR, M. C.; REZENDE, A. V.; FILGUEIRAS, T. S. & NOGUEIRA, P. E. Flora Vascular do Cerrado. p. 289-556. In: SANO, S. M. & ALMEIDA, S. P. (eds.). Cerrado: ambiente e flora. Planaltina, DF, EMBRAPA-CPAC, 2008.

MYERS, N.; MITTERMEYER, R. A.; MITTERMEYER, C. G.; FONSECA, G. A.; KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, v. 403, p. 853-858, 2000.

NOVAES, P. Almanaque Brasil Socioambiental: Uma nova perspectiva para entender a situação do Brasil e a nossa contribuição para a crise planetária. São Paulo: ISA, 2008, 552p.

RIBEIRO, J. F.; WALTER, B. M. T. As principais fitofisionomias do bioma Cerrado. In: SANO S. M. & ALMEIDA, S. P. (eds). Cerrado: ambiente e flora. Planaltina, DF, EMBRAPA-CPAC, 2008.

SILVA, J. M. C.; BATES, J. M. Biogeographic Patterns and Conservation in the South American Cerrado: A Tropical Savanna Hotspot. BioScience, vol. 52, n. 3, p. 225-233, 2002.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

BEZERRA, R. G.; GOULART, L. S. A REPRESENTAÇÃO DO BIOMA CERRADO EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS PELO PNLD 2012. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 120–133, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17057. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação