O LUGAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INTERLOCUTOR ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

Autores

  • Marineuma de Oliveira Costa CAVALCANTI Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino, Estágio supervisionado

Resumo

Há pouco tempo atuando como professora da área de linguagem, em um curso de Pedagogia, e tendo que assumir turmas da disciplina Estágio Supervisionado, deparei-me com o despreparo dos meus alunos quanto ao que deveriam fazer nas salas de aula selecionadas para a atividade de prática pedagógica. Já no final do curso, os alunos têm muitas informações sobre como as escolas, de um modo geral, funcionam e quais são as suas demandas, entretanto, sobre o como proceder, quanto ao ensino de língua, eles deixam muito a desejar. As orientações teóricas estudadas até então, tão-somente, não dão conta de todas as etapas do processo de ensino e de aprendizagem, em uma situação real de sala de aula. Ora, se cabe à escola e a seus professores, à luz dos seus projetos políticos pedagógicos, ou de outro marco norteador, definir os conteúdos a serem transformados em objeto de ensino e de aprendizagem, bem como os procedimentos por meio dos quais se efetivará a sua operacionalização, não é pertinente deixar as escolas, em que se desenvolvem os estágios, à margem das discussões em torno do processo de formação desses e de tantos outros professores. É preciso que se propicie um campo de discussão, em mão dupla, envolvendo, efetivamente, a universidade, como instituição acadêmica formadora de profissionais da educação, através dos cursos de Letras e de Pedagogia, como também a comunidade escolar, que, através de seus professores, muito tem a nós dizer, para que, assim, possamos refletir sobre a importância dos usos da língua materna como práticas sociais. Nesses termos, este artigo se propõe a apresentar algumas questões fundamentais em relação ao tema em causa, tomando por base, principalmente, os pressupostos de Perrenoud (2002; 2003) Shön (2000), Tardif (2007) e Zabala (1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineuma de Oliveira Costa CAVALCANTI, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística. Mestre em Letras. Especialista em Língua Portuguesa. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Docente do curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado II. Professora pesquisadora no curso de Letras Virtual da UFPB, atualmente orientando TCC. Faz parte do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional - GEHAETE", cadastrado no CNPq. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação PROFLETRAS - Mestrado Profissional, na área básica de Língua Portuguesa, com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Polo na Universidade Federal da Paraíba, no Campus Litoral Norte.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

CAVALCANTI, M. de O. C. O LUGAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INTERLOCUTOR ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 38–48, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17304. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas