Avaliação do PROEJA mediante a(re)construção da identidade e reconhecimento dos educandos

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba/DE/CCHSA
  • Emilia Maria da Trindade Prestes

Palavras-chave:

Identidade, Reconhecimento, Jovens e adultos, Camponeses

Resumo

Este estudo focou seu interesse na avaliação do curso PROEJA - direcionado as pessoas habitantes do campo e historicamente excluídas ou com dificuldades de participarem de um processo formal de escolarização. Estudamos os processos relacionados aos percursos identitários baseando-se, nas compreensões de identidade formuladas por Bauman e como estes sofrem diferentes discriminações e falta de reconhecimento (Honneth). A partir das histórias de vida constatamos que o curso contribuiu para as mudanças processadas nos jovens e adultos reconstruindo sua identidade, negociando sentidos e buscando alternativas para o enfretamento social e o reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

RODRIGUES, A. C. da S.; PRESTES, E. M. da T. Avaliação do PROEJA mediante a(re)construção da identidade e reconhecimento dos educandos. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 49–68, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17305. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Jovens e Adultos