“CONSTRUIR A CIDADE E ERGUER A ESCOLA”: O CASO DO INSTITUTO PEDAGÓGICO EM CAMPINA GRANDE (1919-1942)

Autores

  • Vivian Galdino de Andrade É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba – Campus III
  • Cláudia Engler Cury Professora Associada I do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba. Orientadora deste trabalho de doutoramento. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação/UFPB na Linha de História da Educação e no Programa de Pós-Graduação em História/UFPB na Linha de Ensino de História e saberes Históricos. Lidera o Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentista/CNPq.

Palavras-chave:

Modernidade Pedagógica, Sensibilidade, Cidade

Resumo

Este artigo busca discutir a participação de uma instituição escolar no projeto de modernização da cidade de Campina Grande, durante os anos de 1919 a 1942. Nosso intuito está em apresentar a escola como uma das instituições responsáveis por gerar na cidade uma sensibilidade moderna, educando e civilizando os sujeitos aos moldes de uma urbe em constante “progresso”. O Instituto Pedagógico foi a primeira escola particular da cidade, referenciada com uma modernidade pedagógica que alfabetizava e profissionalizava os sujeitos. Teve como diretor o tenente Alfredo Dantas que incorporou na escola um programa pedagógico militar, funcionando em níveis primário e secundário, mas também com a contribuição das Escolas Anexas (Escola Normal João Pessoa, Escola Militar General Pamplona e Escola de Comércio e Peritos Contadores) que educavam os cidadãos para suprir as necessidades econômicas e comerciais que surgiam na cidade. Para nos auxiliar nesta discussão entre modernização da cidade e a modernidade pedagógica da escola lançaremos mão de um grupo de autores da historiografia da Educação, entre eles Luciano Faria Filho, Cintia Greive, Tarcísio Vago, dentre outros, visando discutir a cultura própria deste espaço escolar em conexão com a história da cidade, que educava/civilizava corpos e mentes, escolarizando as sensibilidades dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Galdino de Andrade, É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba – Campus III

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de História da Educação da UFPB.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

ANDRADE, V. G. de; CURY, C. E. “CONSTRUIR A CIDADE E ERGUER A ESCOLA”: O CASO DO INSTITUTO PEDAGÓGICO EM CAMPINA GRANDE (1919-1942). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 150–163, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17306. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação