“E AÍ ELE CHORA DENTRO DELE”: PERCEPÇÕES INFANTIS SOBRE VIOLÊNCIA E MAL ESTAR NAS RELAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba
  • Thaís Resende Araújo Borges Bonfim Universidade de Uberaba
  • Rafaell Carneiro Silva Universidade de Uberaba

Palavras-chave:

Violência escolar, Bullying, Mobbing, Percepções.

Resumo

Realizado no âmbito de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida junto ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC/Capes), o presente trabalho tem como objetivo analisar percepções de alunos da educação básica a respeito de manifestações de violência escolar e do mal estar por elas provocado. Para alcançar este objetivo optou-se pela realização de uma pesquisa de tipo etnográfico, o que se deu com o respaldo de entrevistas realizadas com professores, registros da observação sistematizada de duas turmas do ensino fundamental, e de uma técnica de categorização e análise de desenhos infantis. Como resultados, constata-se em campo que tanto a agressão entre pares quanto as percepções dos sujeitos a este respeito diferenciam-se, sobretudo, por gênero. Enquanto as agressões físicas e verbais são mais comuns entre os meninos, no caso das meninas ocorrem em maior número os ataques indiretos, cuja marca principal é a sutileza. Em igual proporção, observa-se que os adultos da escola tendem a identificar como condutas violentas apenas aquelas que se dão de forma explícita, e que as crianças menores, ao contrário, não dão menor importância às ocorrências que envolvem ataques não ao corpo, mas à intimidade e à imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Antropóloga, doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós doutoranda em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC/UFRJ). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Coordenadora institucional do Observatório da Educação "Violência Escolar" (OBEDUC/Capes).

Thaís Resende Araújo Borges Bonfim, Universidade de Uberaba

Psicóloga graduada pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), foi bolsista do PIBIC-UNIUBE e pesquisadora voluntária do Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES).

Rafaell Carneiro Silva, Universidade de Uberaba

Graduando em Jornalismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), foi bolsista do PIBIC-UNIUBE.

Referências

ABRAMOVAY, M. Desafios e Alternativas: violência nas Escolas. Brasília: UNESCO/UNDP, 2003.

ANDRÉ, M. E. D. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ATKINSON, R.; HILGARD, E.. Introduction to Psychology. 8º ed. New York: Harcourt Brace Jovanovich Inc., 1983

CEREZER, C; OUTEIRAL, J; O mal-estar na escola. Rio de. Janeiro: Revinter, 2005.

CHESNAIS, J. Histoire de la violence en occident: de 1800 à nos jours. Paris: Robert Laffont, 1981.

FANTE, C. A. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Versus, 2005.

GUSMÃO, N. M. M.; MÁRQUES, F. T. A Criança, a Rua, a Escola: relações em jogo ou jogo de relações? In: XX ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. 1996, Caxambu, MG, 1996. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPOCS, 1996. Disponível em:

<http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=5347&Itemid=361>. Acesso em 25 de setembro de 2012.

LISBOA, C. S. M. Comportamento agressivo, relações de amizade e vitimização em crianças em idade escolar: fatores de risco e proteção. Tese (Doutorado), PPGP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 81, n. 5, nov. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000700006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 jul. 2013.

MÁRQUES, F. T. A Violência institucional e as manifestações de violência entre pares no ambiente escolar. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO/ I CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2011, Uberaba, MG. Anais... Uberaba: UNIUBE, 2011.

______. A Violência que convém perceber: normalização e produção social da identidade e da diferença na escola. In: CALÇADO, G.; GUTIER, M. S. (Orgs.). Uma visão transdisciplinar do cotidiano: ciências sociais e direito. Uberaba, MG: W/s Editora, 2014.

MARRIEL, L. C. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 jul. 2013.

MARTINS, M. J. Agressão e vitimização entre adolescentes, em contexto escolar: um estudo empírico. Revista Análise Psicológica. Lisboa, v. 23, n. 4, out. 2005 .

SIMMONS, R. Garota fora do jogo: a cultura oculta da agressão nas meninas. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

Downloads

Publicado

26.03.2015

Como Citar

MÁRQUES, F. T.; BONFIM, T. R. A. B.; SILVA, R. C. “E AÍ ELE CHORA DENTRO DELE”: PERCEPÇÕES INFANTIS SOBRE VIOLÊNCIA E MAL ESTAR NAS RELAÇÕES ESCOLARES. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 50–64, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/18337. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação