“E AÍ ELE CHORA DENTRO DELE”: PERCEPÇÕES INFANTIS SOBRE VIOLÊNCIA E MAL ESTAR NAS RELAÇÕES ESCOLARES
Palavras-chave:
Violência escolar, Bullying, Mobbing, Percepções.Resumo
Realizado no âmbito de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida junto ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC/Capes), o presente trabalho tem como objetivo analisar percepções de alunos da educação básica a respeito de manifestações de violência escolar e do mal estar por elas provocado. Para alcançar este objetivo optou-se pela realização de uma pesquisa de tipo etnográfico, o que se deu com o respaldo de entrevistas realizadas com professores, registros da observação sistematizada de duas turmas do ensino fundamental, e de uma técnica de categorização e análise de desenhos infantis. Como resultados, constata-se em campo que tanto a agressão entre pares quanto as percepções dos sujeitos a este respeito diferenciam-se, sobretudo, por gênero. Enquanto as agressões físicas e verbais são mais comuns entre os meninos, no caso das meninas ocorrem em maior número os ataques indiretos, cuja marca principal é a sutileza. Em igual proporção, observa-se que os adultos da escola tendem a identificar como condutas violentas apenas aquelas que se dão de forma explícita, e que as crianças menores, ao contrário, não dão menor importância às ocorrências que envolvem ataques não ao corpo, mas à intimidade e à imagem.Downloads
Referências
ABRAMOVAY, M. Desafios e Alternativas: violência nas Escolas. Brasília: UNESCO/UNDP, 2003.
ANDRÉ, M. E. D. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
ATKINSON, R.; HILGARD, E.. Introduction to Psychology. 8º ed. New York: Harcourt Brace Jovanovich Inc., 1983
CEREZER, C; OUTEIRAL, J; O mal-estar na escola. Rio de. Janeiro: Revinter, 2005.
CHESNAIS, J. Histoire de la violence en occident: de 1800 à nos jours. Paris: Robert Laffont, 1981.
FANTE, C. A. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Versus, 2005.
GUSMÃO, N. M. M.; MÁRQUES, F. T. A Criança, a Rua, a Escola: relações em jogo ou jogo de relações? In: XX ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. 1996, Caxambu, MG, 1996. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPOCS, 1996. Disponível em:
<http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=5347&Itemid=361>. Acesso em 25 de setembro de 2012.
LISBOA, C. S. M. Comportamento agressivo, relações de amizade e vitimização em crianças em idade escolar: fatores de risco e proteção. Tese (Doutorado), PPGP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 81, n. 5, nov. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000700006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 jul. 2013.
MÁRQUES, F. T. A Violência institucional e as manifestações de violência entre pares no ambiente escolar. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO/ I CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2011, Uberaba, MG. Anais... Uberaba: UNIUBE, 2011.
______. A Violência que convém perceber: normalização e produção social da identidade e da diferença na escola. In: CALÇADO, G.; GUTIER, M. S. (Orgs.). Uma visão transdisciplinar do cotidiano: ciências sociais e direito. Uberaba, MG: W/s Editora, 2014.
MARRIEL, L. C. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 jul. 2013.
MARTINS, M. J. Agressão e vitimização entre adolescentes, em contexto escolar: um estudo empírico. Revista Análise Psicológica. Lisboa, v. 23, n. 4, out. 2005 .
SIMMONS, R. Garota fora do jogo: a cultura oculta da agressão nas meninas. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.