A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AÇÃO DOCENTE: DEPOIMENTOS DE JOVENS ALAGOANOS SOBRE SUA CONDIÇÃO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Juventudes, Culturas juvenis, Ensino médioResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os depoimentos de jovens-alunos de uma escola pública de ensino Médio em Maceió sobre sua relação com os professores; a influência da ação docente nas possibilidades de sucesso ou fracasso em sua trajetória escolar e pessoal; em sua diversidade de culturas e de identidades. Focaliza aspectos identificados em uma pesquisa de Mestrado realizada com jovens-alunos concluintes do Ensino Médio, do diurno e do noturno, de uma escola pública estadual, situada na periferia de Maceió, em Alagoas. Para as questões tratadas neste artigo apresentamos as análises dos resultados de dois procedimentos de pesquisa: grupos de discussão e entrevistas individuais semiestruturadas. Procuramos interpretar os pontos de vista destes jovens, registrando as representações expressas por cada um deles e relacionando com os preceitos teóricos utilizados por CARRANO (2011), DAYRELL (2007, 1996), KRAWCZYK (2003), MENEZES (2001), RAMOS DO Ó (2007), REIS (2012, 2012a) e VEIGA-NETO (2003). Identificamos que eles reivindicam ser reconhecidos, para além da condição de aluno, em sua dimensão humana em sua totalidade, como sujeitos socioculturais.Downloads
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Publicado
29.11.2014
Como Citar
SOUZA, E. de O.; REIS, R. A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AÇÃO DOCENTE: DEPOIMENTOS DE JOVENS ALAGOANOS SOBRE SUA CONDIÇÃO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 20–37, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21666. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos