Ressonâncias do evolucionismo cultural na sala de aula
Palavras-chave:
Evolucionismo cultural, Multiculturalismo, Formação de professoresResumo
A antropologia britânica praticada no século XIX influenciou em ampla escala a instituição da cultura como um conceito passível de tratamento científico. Em que pesem mudanças de percepção sobre o tema dentro da antropologia ao longo do século XX e no início deste século XXI, a noção de cultura defendida pelo evolucionismo cultural britânico ainda circula no Brasil. Pretendo descrever uma experiência em sala de aula a título de situar ‘ressonâncias do evolucionismo cultural’ na formação de professores. Problematizo dos ‘efeitos de padronização conceitual eurocêntrica’ do pensamento como um desafio a ser encarado pela formação de professores, sobretudo no que diz respeito à compreensão do multiculturalismo como princípio de formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29.11.2014
Como Citar
PIMENTEL, Álamo. Ressonâncias do evolucionismo cultural na sala de aula. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 56–72, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21668. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos