Ressonâncias do evolucionismo cultural na sala de aula

Autores

  • Álamo Pimentel Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Evolucionismo cultural, Multiculturalismo, Formação de professores

Resumo

A antropologia britânica praticada no século XIX influenciou em ampla escala a instituição da cultura como um conceito passível de tratamento científico. Em que pesem mudanças de percepção sobre o tema dentro da antropologia ao longo do século XX e no início deste século XXI, a noção de cultura defendida pelo evolucionismo cultural britânico ainda circula no Brasil. Pretendo descrever uma experiência em sala de aula a título de situar ‘ressonâncias do evolucionismo cultural’ na formação de professores. Problematizo dos ‘efeitos de padronização conceitual eurocêntrica’ do pensamento como um desafio a ser encarado pela formação de professores, sobretudo no que diz respeito à compreensão do multiculturalismo como princípio de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álamo Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Professor Associado II do Centro de Educação da UFAL, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

29.11.2014

Como Citar

PIMENTEL, Álamo. Ressonâncias do evolucionismo cultural na sala de aula. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 56–72, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21668. Acesso em: 25 abr. 2024.