ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA ESCOLA ITINERANTE DO ESTADO DE ALAGOAS: UM MODELO DE ENSINO AINDA “DESCONHECIDO”

Autores

  • Edcleide da Rocha Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Elizabete Amorim de Almeida Melo Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Escola Itinerante, Educação em Alagoas, Relato de experiência

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar as estruturas de funcionamento de uma escola itinerante do estado de Alagoas, suas carências e táticas de sobrevivência dentro da educação estadual. Também, tem o intuito de mostrar e relatar um quadro educacional diferenciado da educação formal em áreas de muita simplicidade e precariedade. É importante ressaltar que esta pesquisa foi desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado em Filosofia 1, na UFAL, que objetiva, entre outras coisas, valorizar a experiência docente do graduando, ampliando seu olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem de forma reflexiva. Dessa forma, pretendemos relatar a experiência de uma professora (a autora principal deste artigo) em uma escola itinerante no referido estado. Veremos que o estado alagoano adotou o modelo de escola itinerante desde 2007, porém não fez os investimentos devidos para que pudesse dar frutos, o que tem originado condições por demais precárias de sobrevivência dessa escola na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edcleide da Rocha Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFAL. Atuou como professora de escolas itinerantes no estado de Alagoas.

Elizabete Amorim de Almeida Melo, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Filosofia/UFAL e mestre em Educação/UNICAMP. É professora do Centro de Educação da UFAL desde 2010. Leciona as disciplinas de Estágio Supervisionado em Filosofia 1, 2, 3 e 4 na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Ética e Ensino de Filosofia/UFAL/CNPq.

Downloads

Publicado

30.11.2014

Como Citar

SILVA, E. da R.; MELO, E. A. de A. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA ESCOLA ITINERANTE DO ESTADO DE ALAGOAS: UM MODELO DE ENSINO AINDA “DESCONHECIDO”. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 149–164, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21681. Acesso em: 19 abr. 2024.