FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUESTÃO DA CATEGORIA CULTURA: contribuições do marxismo

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Doutora em Educação, Professora Adjunta do departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação de professores, Cultura, Marxismo

Resumo

O texto apresenta premissas teóricas que discutem o conceito de cultura na perspectiva marxiana e as possíveis contribuições para a formação de professores. Partindo de referenciais, tais como, os de Marx; Engels (1984), Lukács (1966), Lessa (2012), Lessa; Tonet (2011) Duarte (1992;2004) e Gramsci (1995) o debate sobre cultura não se deteve em compreender a polissemia deste termo e se preocupou mais com sua interdependência com as outras esferas da produção da vida, sua forma de apropriação e seus limites emancipatórios sob a égide da sociedade do capital, destacando a participação da cultura como elemento constitutivo da ideologia, como também formador da consciência emancipatória. Conclui-se que a análise no campo do marxismo da cultura pode possibilitar ao docente elencar diretrizes, orientações que demarcam a compreensão de sua formação e de sua atuação profissional apresentando questões como: a indissociabilidade da produção base material; o caráter de classe que ela assume na sociedade; a ontologia do ser social como chave para a compreensão da Teoria da Cultura; a utilização desta como ferramenta essencial para o processo emancipatório, e sua importância na constituição do homem enquanto ser genérico, premissas consideradas importantes para uma perspectiva crítico-emancipatória de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação, Professora Adjunta do departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Publicado

30.11.2014

Como Citar

SILVA, K. A. C. P. C. da; CRUZ, S. P. da S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUESTÃO DA CATEGORIA CULTURA: contribuições do marxismo. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 181–196, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21684. Acesso em: 19 abr. 2024.