FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUESTÃO DA CATEGORIA CULTURA: contribuições do marxismo
Palavras-chave:
Formação de professores, Cultura, MarxismoResumo
O texto apresenta premissas teóricas que discutem o conceito de cultura na perspectiva marxiana e as possíveis contribuições para a formação de professores. Partindo de referenciais, tais como, os de Marx; Engels (1984), Lukács (1966), Lessa (2012), Lessa; Tonet (2011) Duarte (1992;2004) e Gramsci (1995) o debate sobre cultura não se deteve em compreender a polissemia deste termo e se preocupou mais com sua interdependência com as outras esferas da produção da vida, sua forma de apropriação e seus limites emancipatórios sob a égide da sociedade do capital, destacando a participação da cultura como elemento constitutivo da ideologia, como também formador da consciência emancipatória. Conclui-se que a análise no campo do marxismo da cultura pode possibilitar ao docente elencar diretrizes, orientações que demarcam a compreensão de sua formação e de sua atuação profissional apresentando questões como: a indissociabilidade da produção base material; o caráter de classe que ela assume na sociedade; a ontologia do ser social como chave para a compreensão da Teoria da Cultura; a utilização desta como ferramenta essencial para o processo emancipatório, e sua importância na constituição do homem enquanto ser genérico, premissas consideradas importantes para uma perspectiva crítico-emancipatória de formação docente.Downloads
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Publicado
30.11.2014
Como Citar
SILVA, K. A. C. P. C. da; CRUZ, S. P. da S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUESTÃO DA CATEGORIA CULTURA: contribuições do marxismo. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 181–196, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21684. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos