Biblioteca e PROEJA: interfaces e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.28101

Resumo

O presente artigo procura refletir sobre o papel da biblioteca no desenvolvimento de competências informacionais dos alunos. Parte do pressuposto que Programa Nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos (PROEJA) pode contribuir para a formação das pessoas que historicamente foram excluídas do processo educacional e a Biblioteca é um local privilegiado de aprendizagem. A discussão será norteada por pressupostos teóricos baseados nas praticas educativas na biblioteca. O estudo revela que a biblioteca tem um grande desafio, que é de atrair os alunos do PROEJA para seus espaços. Neste sentido precisa elaborar estratégias que possibilitem a todos a se tornarem interagentes reais dos serviços oferecidos.

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Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós Doutor em Educação e Religião (PUC/PR). Professor no Departamento de Pedagogia, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Sônia Iraína Roque Andrade Iraina Roque Andrade, IFBA

Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Especialista em Educação Profissional - Modalidade de Jovens e Adultos (IFBA) e Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Seres Humanos pela Fundação Visconde Cairu.

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

FILHO, L. J. M.; ROQUE ANDRADE, S. I. R. A. I. Biblioteca e PROEJA: interfaces e desafios. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 103–114, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.28101. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/28101. Acesso em: 19 nov. 2024.