Biblioteca e PROEJA: interfaces e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.28101Resumo
O presente artigo procura refletir sobre o papel da biblioteca no desenvolvimento de competências informacionais dos alunos. Parte do pressuposto que Programa Nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos (PROEJA) pode contribuir para a formação das pessoas que historicamente foram excluídas do processo educacional e a Biblioteca é um local privilegiado de aprendizagem. A discussão será norteada por pressupostos teóricos baseados nas praticas educativas na biblioteca. O estudo revela que a biblioteca tem um grande desafio, que é de atrair os alunos do PROEJA para seus espaços. Neste sentido precisa elaborar estratégias que possibilitem a todos a se tornarem interagentes reais dos serviços oferecidos.Downloads
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Decreto 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de EJA – PROEJA. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2013.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF,23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2013.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Saraiva, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Documento base. Brasília: MEC, 2007. 71 p.
CAMPELLO, B. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, B. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CAMPELLO, B.O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2014.
DUDZIAK, E. A. Information literacy e o papel educacional da biblioteca. São Paulo, 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em ciências da comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.
GONÇALVES, L. W. Biblioteca escolar brasileira: biblioteca do IFF câmpus Itaperuna e o PROEJA. In: ARAUJO, J. M. D. de; VALDEZ, G. do R. B. (Org.). PROEJA: refletindo o cotidiano. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2012, 315 p. v. 2. Cap. 20, p. 23-34. Acesso em: 10 fev. 2015.
LIMA, E. Biblioteca em programas de alfabetização e educação de adultos. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, v. 11, n. 2. p. 133-145, set. 1982.
LOPES, J. Educação profissional integrada com a educação básica: o caso do currículo integrado do PROEJA. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2009, 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG), Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <http://www2.et.cefetmg.br/permalink/a41f25f1-14cd-11df-b95f-00188be4f822.pdf>. Acesso em: 20 maio. 2014.
LOURENÇO FILHO, M. B. O ensino e a biblioteca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. 1ª Conferência da Série “A educação e a biblioteca”, pronunciada na Biblioteca do DASP, em 05/07/1944.
MARTINS FILHO, L. J. Alfabetização de jovens e adultos: trajetórias de esperança. Florianópolis: Insular, 2011. 112 p.
SOUSA, L. C. S. Biblioteca escolar como suporte informacional no processo ensino e aprendizagem para os alunos do PROEJA. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 19, n. 2, p.224-234, jul./dez., 2014.
VILELA, Raquel Miranda. Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 dez. 2014.