Biblioteca e PROEJA: interfaces e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.28101

Resumo

O presente artigo procura refletir sobre o papel da biblioteca no desenvolvimento de competências informacionais dos alunos. Parte do pressuposto que Programa Nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos (PROEJA) pode contribuir para a formação das pessoas que historicamente foram excluídas do processo educacional e a Biblioteca é um local privilegiado de aprendizagem. A discussão será norteada por pressupostos teóricos baseados nas praticas educativas na biblioteca. O estudo revela que a biblioteca tem um grande desafio, que é de atrair os alunos do PROEJA para seus espaços. Neste sentido precisa elaborar estratégias que possibilitem a todos a se tornarem interagentes reais dos serviços oferecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós Doutor em Educação e Religião (PUC/PR). Professor no Departamento de Pedagogia, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Sônia Iraína Roque Andrade Iraina Roque Andrade, IFBA

Mestre em Gestão de Unidades de Informação (UDESC). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Especialista em Educação Profissional - Modalidade de Jovens e Adultos (IFBA) e Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Seres Humanos pela Fundação Visconde Cairu.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Decreto 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de EJA – PROEJA. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2013.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF,23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2013.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Saraiva, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Documento base. Brasília: MEC, 2007. 71 p.

CAMPELLO, B. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, B. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CAMPELLO, B.O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2014.

DUDZIAK, E. A. Information literacy e o papel educacional da biblioteca. São Paulo, 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em ciências da comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

GONÇALVES, L. W. Biblioteca escolar brasileira: biblioteca do IFF câmpus Itaperuna e o PROEJA. In: ARAUJO, J. M. D. de; VALDEZ, G. do R. B. (Org.). PROEJA: refletindo o cotidiano. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2012, 315 p. v. 2. Cap. 20, p. 23-34. Acesso em: 10 fev. 2015.

LIMA, E. Biblioteca em programas de alfabetização e educação de adultos. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, v. 11, n. 2. p. 133-145, set. 1982.

LOPES, J. Educação profissional integrada com a educação básica: o caso do currículo integrado do PROEJA. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2009, 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG), Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <http://www2.et.cefetmg.br/permalink/a41f25f1-14cd-11df-b95f-00188be4f822.pdf>. Acesso em: 20 maio. 2014.

LOURENÇO FILHO, M. B. O ensino e a biblioteca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. 1ª Conferência da Série “A educação e a biblioteca”, pronunciada na Biblioteca do DASP, em 05/07/1944.

MARTINS FILHO, L. J. Alfabetização de jovens e adultos: trajetórias de esperança. Florianópolis: Insular, 2011. 112 p.

SOUSA, L. C. S. Biblioteca escolar como suporte informacional no processo ensino e aprendizagem para os alunos do PROEJA. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 19, n. 2, p.224-234, jul./dez., 2014.

VILELA, Raquel Miranda. Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 dez. 2014.

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

FILHO, L. J. M.; ROQUE ANDRADE, S. I. R. A. I. Biblioteca e PROEJA: interfaces e desafios. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 103–114, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.28101. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/28101. Acesso em: 29 mar. 2024.