Programa Mais Educação no Estado de São Paulo: análise de 631 escolas (2010-2012)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.30014Palavras-chave:
Programa Mais Educação, São PauloResumo
Esse artigo objetiva apresentar o Programa Mais Educação no Estado de São Paulo, analisando 631 escolas participantes do Programa no período 2010-2012, com o propósito de perceber o impacto qualitativo nas escolas da rede estadual. Consideramos a ocorrência dos aspectos aprovação, reprovação e abandono nos ciclos Fundamental I e II, nas séries finais do Fundamental I e II e no Ensino Médio; do Índice de Desenvolvimento no Estado de São Paulo (Idesp) das séries finais dos ciclos I e II e do Ensino Médio; e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries finais dos ciclos Fundamental I e II. A metodologia empregada para fins de resultado foi o cálculo da média das taxas de rendimento escolar de aprovação, reprovação e abandono, que ficaram iguais ou acima da média calculada nos dados informados no censo sobre movimento e o rendimento escolar dos alunos das 631 escolas analisadas. Para o Idesp e o Ideb, utilizamos a média variável de cada escola, entre metas indicadas e alcançadas no período analisado, a partir dos dados fornecidos pela Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (Cima), da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), em maio de 2013. A partir da análise observamos que mais de 50% das escolas analisadas melhoraram seus índices e diminuíram as taxas de abandono e reprovação.Downloads
Referências
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14887&Itemid=817>. Acesso em: 8 mar. 2014.
______. Ministério da Educação. Mais Educação. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16690&Itemid=1115>. Acesso em: 18 mar. 2013.
______. Ministério da Educação. Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira. Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Brasília: MEC/SECAD, 2009a.
______. Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2014.
______. Rede de saberes mais educação: pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral: caderno para professores e diretores de escolas. Brasília: MEC/SECAD, 2009.
________. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC/SECAD, 2009.
________. Programa Mais Educação: Gestão Intersetorial no Território. Brasília: MEC/SECAD, 2009.
DOCUMENTO Orientador CGEB/SEE/SP. Disponível em: <http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/>. Acesso em: 20 jul. 2014.
IDEB. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=336&msg=1>. Acesso em: 23 jul. 2014.
IDESP/SARESP. Disponível em: <http://sabetudo.xpg.uol.com.br/idesp-%E2%80%93-o-que-e-e-como-funciona.html>. Acesso em: 23 jul. 2014
JUNQUEIRA, Luciano A. Prates. Articulações entre o serviço público e o cidadão. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, 10, Santiago, Chile, 18-21 out. 2005.
MANUAL Operacional de Educação Integral. Brasília: MEC/SEB, 2014.
MASSCHLEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013.
MOLL, Jaqueline. A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública. In: MOLL, Jaqueline et al. (Orgs.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
PORTAL ELETRÔNICO DO MEC. Mais Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16690&Itemid=1115>. Acesso em: 1o jul. 2014.
REVISTA ESCOLA PÚBLICA, São Paulo: Segmento, n. 38, 2014. Acesso em: 1o jul. 2014. p. 22-33.
SARESP para alunos. Apresentação em slides. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/proffmari/saresp-para-alunos>. Acesso em: 23 jul. 2014.