Programa Mais Educação no Estado de São Paulo: análise de 631 escolas (2010-2012)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.30014

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, São Paulo

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar o Programa Mais Educação no Estado de São Paulo, analisando 631 escolas participantes do Programa no período 2010-2012, com o propósito de perceber o impacto qualitativo nas escolas da rede estadual. Consideramos a ocorrência dos aspectos aprovação, reprovação e abandono nos ciclos Fundamental I e II, nas séries finais do Fundamental I e II e no Ensino Médio; do Índice de Desenvolvimento no Estado de São Paulo (Idesp) das séries finais dos ciclos I e II e do Ensino Médio; e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries finais dos ciclos Fundamental I e II. A metodologia empregada para fins de resultado foi o cálculo da média das taxas de rendimento escolar de aprovação, reprovação e abandono, que ficaram iguais ou acima da média calculada nos dados informados no censo sobre movimento e o rendimento escolar dos alunos das 631 escolas analisadas. Para o Idesp e o Ideb, utilizamos a média variável de cada escola, entre metas indicadas e alcançadas no período analisado, a partir dos dados fornecidos pela Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (Cima), da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), em maio de 2013. A partir da análise observamos que mais de 50% das escolas analisadas melhoraram seus índices e diminuíram as taxas de abandono e reprovação.

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Biografia do Autor

Katia Cristina Deps Miguel

Mestre em Educação pela UNESP -Rio Claro, formada em Letras pela UFRJ, professora da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Referências

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

DEPS MIGUEL, K. C. Programa Mais Educação no Estado de São Paulo: análise de 631 escolas (2010-2012). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 17–30, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.30014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/30014. Acesso em: 28 mar. 2024.