ESCOLA NORMAL JOÃO PESSOA: FORMAÇÃO DO PROFESSORADO EM CAMPINA GRANDE (1928-1942)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.30946Palavras-chave:
Escola Normal, educação patriótica, higiene.Resumo
A Escola Normal João Pessoa trabalhava, nas décadas de 1920 a 1940, com a formação de professores em Campina Grande-PB. Neste artigo, buscamos elaborar uma faceta da história dessa instituição a partir do que anunciam suas fontes – a Revista e o Jornal Evolução, dando ênfase desde as discussões relacionadas ao currículo às questões que envolvem sua cultura escolar. Escola anexa ao Instituto Pedagógico, educandário de referência em modernidade pedagógica na cidade, esta escola articulava em seus preceitos os valores e as propostas pedagógicas que circulavam nacionalmente, voltadas ao estímulo patriótico e às premissas higiênicas, dando ensejo a uma educação nacionalista e sanitária. Palavras-chave: Escola Normal, educação patriótica, higiene.Downloads
Referências
ANDRADE, V. G. Alfabetizando os filhos da Rainha para a civilidade/modernidade: o Instituto Pedagógico em Campina Grande (1919-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014, 302p.
ALMEIDA (2006), J. S. Mulheres na Educação: missão, vocação e destino? A feminização do magistério ao longo do século XX. In: SAVIANNI, D. [et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 60-107.
EVOLUÇÃO JORNAL. Campina Grande, 1934.
JORNAL COMERCIO DE CAMPINA. Campina Grande, 1932.
KULESZA, W. A. O currículo da Escola Normal: feitio e tendências. Disponível em: <http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/337WojciechKulesza.pdf>. Acesso em: 04/06/2014. p. 3762-3772.
NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
OLIVEIRA, I. B. Alfabetizando a Rainha com o bisturi do progresso: práticas médico-higienistas e educação primária em Campina Grande (1920-1940). In: SOUZA, A. C.; DANTAS, E. OLIVEIRA, I.; ANDRADE, J. Cultura e cidades. Campina Grande: UFCG, 2009.
REVISTA EVOLUÇÃO. Ano 1, ns. 1 a 9, 1931-1932.
REVISTA DO ENSINO. Anno III, n. 8 e 9, março de 1934; Ano X, n. 17, 1942.
RIBEIRO, G. D. Sacrifício, Heroísmo e Imortalidade: a arquitetura da construção da imagem do presidente João Pessoa. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
RODRIGUES, J. E.; GAUDÊNCIO, E. O.; ALMEIDA FILHO, S. Memorial Urbano de Campina Grande. Prefeitura Municipal de Campina Grande, 1996.
SILVA, V. C. Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Festas escolares e comemorações cívicas na Paraíba (1937-1945). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
SOUZA, R. F. de. Lições da escola primária. In: SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 109-161.
VAGO, T. M. Reformas do corpo na escola. In: FILHO, L. M. de F. et al. (Org.). Reformas educacionais no Brasil: democratização e qualidade da escola pública. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010a. p. 81-129.