A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E O RECONHECIMENTO

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE
  • Jalmira Linhares Damasceno UFPB/CCHSA/DE
  • Wagner Alexandre Costa e Silva
  • Arthur Carlos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32481

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as perspectivas de contribuições para a formação de um currículo para infância. Seu objetivo consistiu em analisar como os campos de experiências apresentados na segunda versão deste documento oportunizará a construção de um currículo para a infância. Após reflexões e relações entre os autores pesquisados, as categorias estabelecidas e a BNNC, constata-se que este documento curricular em elaboração apresenta para a Educação Infantil objetivos de aprendizagens e campos de experiências que poderá promover a construção de identidades autônomas em crianças desta fase escolar. Porém, seu pleno desenvolvimento só será possível se paralelo a sua implementação nas escolas públicas do país, outras medidas possam ser efetivadas, tais como melhoria da infraestrutura das instituições e profundas modificações na formação inicial e continuada dos professores deste nível de ensino.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Professora Adjunto III do Departamento de Educação (CCHSA-UFPB). Graduada em Pedagogia e Ciências Agrárias, especialista em Avaliação Educacional e em Administração Escola, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Currículo, com ênfase na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo e da cidade, Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores. Líder do grupo de pesquisa Currículo e Práticas Educativas.

Jalmira Linhares Damasceno, UFPB/CCHSA/DE

Professora Adjunto I do Departamento de Educação (CCHSA-UFPB). Graduada em Pedagogia e Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência em Educação Infantil, Cultura Lúdica e Estudos da Infância. Membro do grupo de pesquisa Currículo e Práticas Educativas.

Wagner Alexandre Costa e Silva

Graduando em Pedagogia (CCHSA-UFPB). Bolsista de Iniciação Científica (CAPES-UFPB). Membro do grupo de pesquisa Currículo e Práticas Educativas.

Arthur Carlos da Silva

Graduando em Pedagogia (CCHSA-UFPB). Bolsista de Iniciação Científica (CAPES-UFPB). Membro do grupo de pesquisa Currículo e Práticas Educativas.

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Publicado

02.05.2017

Como Citar

RODRIGUES, A. C. da S.; DAMASCENO, J. L.; SILVA, W. A. C. e; SILVA, A. C. da. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E O RECONHECIMENTO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 3–26, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32481. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/32481. Acesso em: 22 dez. 2024.