A NECESSIDADE DE ESTUDOS COMPARADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO BRASILEIRO
Resumo
O presente artigo aborda a temática da educação superior com a finalidade de propor novos caminhos para ampliar sua base teórico-metodológica, a partir da contribuição dos estudos comparados, que intencionam não apenas estabelecer um diálogo entre pesquisas de uma mesma área de atuação, mas, sobretudo, identificar diferenças ou aproximações que possibilitem a utilização de resultados ou características encontradas para a compreensão da realidade investigada e obter, das experiências, subsídios para a melhora de sistemas e procedimentos. Utilizamos, como sustentação teórica, as contribuições de Ferreira (2008); Debeauvais (1997); Noah; Eckstein (1969); Carnoy (1974; 1993); Altbach; Kelly (1986); Schriewer; Pedro (1993); Nóvoa (1998); Porcher; Groux (1997); Wielemans (1997); Lamarra; Mollis; Rubio (2005); Halls (1990); Forquin (1989); Pusci (1990); Rothe (1995); Paul; Thomamichel (1996); Bogdanowicz (1994); e Eurydice (1997). Metodologicamente, analisamos oito artigos que abordam estudos comparados, apresentados no volume 17, número 3, da Revista Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, nov. 2012.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).