A NECESSIDADE DE ESTUDOS COMPARADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO BRASILEIRO
Abstract
O presente artigo aborda a temática da educação superior com a finalidade de propor novos caminhos para ampliar sua base teórico-metodológica, a partir da contribuição dos estudos comparados, que intencionam não apenas estabelecer um diálogo entre pesquisas de uma mesma área de atuação, mas, sobretudo, identificar diferenças ou aproximações que possibilitem a utilização de resultados ou características encontradas para a compreensão da realidade investigada e obter, das experiências, subsídios para a melhora de sistemas e procedimentos. Utilizamos, como sustentação teórica, as contribuições de Ferreira (2008); Debeauvais (1997); Noah; Eckstein (1969); Carnoy (1974; 1993); Altbach; Kelly (1986); Schriewer; Pedro (1993); Nóvoa (1998); Porcher; Groux (1997); Wielemans (1997); Lamarra; Mollis; Rubio (2005); Halls (1990); Forquin (1989); Pusci (1990); Rothe (1995); Paul; Thomamichel (1996); Bogdanowicz (1994); e Eurydice (1997). Metodologicamente, analisamos oito artigos que abordam estudos comparados, apresentados no volume 17, número 3, da Revista Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, nov. 2012.
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